<span lang=’PT’ style=’FONT-FAMILY: Verdana; mso-ansi-language: PT’><font size=’2′>A Fifa, entidade organizadora do futebol mundial, acaba de concluir a venda dos direitos comerciais relativos a Copa do Mundo da África do Sul 2010. De acordo com o site português Futebol Finance, o delegado geral da Fifa, Jerome Valcke, afirma que a totalidade dos direitos foi vendida por 2,6 bilhões de euros (R$ 8,4 bilhões). O valor significa um aumento de 30% em comparação com a Copa do Mundo da Alemanha em 2006.<br /><br />Entre os patrocinadores estão marcas como a Coca-Cola, McDonald’s e Visa. Ao contrário do que se comentava, nenhum dos habituais patrocinadores reduziu o valor dos seus investimentos. Os direitos comerciais negociados pela Fifa incluem patrocínios, direitos televisivos e móveis.<br /><br />O Futebol Finance destaca que a venda dos direitos televisivos manteve-se como a principal fonte de receitas comerciais da Copa e gera mais de 1,5 bilhões de euros. Na previsão da Copa de 2014, que será disputada no Brasil, Valcke acredita que a competição venha a gerar cerca de 2,9 bilhões de euros (R$ 9,1 bilhões) em direitos comerciais.<o:p></o:p></font></span><p><span lang=’PT’ style=’FONT-FAMILY: Verdana; mso-ansi-language: PT’><font size=’2′>Por André Lucena <br />Meio & Mensagem, 16/12/208<o:p></o:p></font></span></p>