FIFPRO América anuncia 2º edição do Sulamericano de jogadores livres

Redação Sapesp

São Paulo (SP) – O presidente da FIFPRO – Divisão América, o brasileiro Rinaldo José Martorelli, anunciou nesta quarta-feira a realização do 2º Torneio Sulamericano de Jogadores Livres, que acontecerá entre os dias 20 e 21 de Janeiro, no Chile.

Na primeira edição, realizada em 2011, o Brasil (representado por atletas da FENAPAF) sagrou-se campeão ao bater na final os anfitriões de 2012. Seleções formadas pelos sindicatos do Brasil, Argentina, Peru, Uruguai e Chile confirmaram presença na segunda edição.

Neste ano, o time brasileiro será representado por uma combinação de atletas do Rio Grande do Sul mesclado a alguns reforços de Santa Catarina. O treinador da equipe é o prof. Milton Pedroso da Silva,  Miltinho, que será acompanhado pelos diretores da Fenapaf, Marcos Gaúcho (Presidente do sindicato do Ceará e direitos da região nordeste da Fenapaf) e Janivaldo Marçal (Presidente do Sindicato de Goiás e direitor  da região Centro Oeste).

"O objetivo do torneio é mostrar o trabalho do futebolistas para que eles possam se empregar, mas a coisa de rivalidade pega", afirmou o ex-goleiro brasileiro Rinaldo Martorelli, hoje dirigente da entidade americana.

E os planos de contratação não param por ai. Martorelli iniciou contato com a F.P.F a fim de aumentar ainda mais a divulgação da competição no Brasil. "A possibilidade de contratar jogadores de ótima qualidade e baixo custo é muito grande. Estaremos enviando convite para todos os agentes de jogadores e clubes dos países sulamericanos", afirmou o sindicalista.

Ainda segundo Martorelli, O Comite Executivo da Divisão américa da FIFPro, presidido pelo sindicalista, supervisiona todo o trabalho e dá o suporte necessário aos sindicatos. Inclusive nos custos."Todo o custo é bancado pela FIFPro, nenhum sindicato põe a mão no bolso", garante Martorelli.

CHILENOS EMPENHADOS

E parece que os Chilenos ainda estão engasgados com a derrota de 2011 para os canarinhos. A equipe do técnico Óscar Lepe vem treinando intensivamente para a competição desde o início de dezembro, com direito a jogo-treino e tudo.

O Portal do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo trará aos internautas a cobertura completa do evento, inclusive com imagens fornecidas pelo sindicato local.

SOBRE A FIFPRO
FIFPro América é composta por nove membros de associações Américas: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e EUA, além de Costa Rica, Guatemala e Paraguay. Panamá, Honduras e Venezuela, que estão oficializando suas participações.
O presidente da Divisão é Rinaldo José Martorelli . Outros membros do conselho são Carlos Soto,  Fernando Revilla, Carlos Gonzalez e David Paniagua Puche.