FIFPro anuncia vencedores do Bola de Ouro e agradece sindicatos nacionais

FIFPRO

A FIFPro, organização mundial que representa 65.000 futebolistas profissionais, orgulha-se de apresentar, em associação com a FIFA, o prêmio FIFA FIFPro World XI de 2013.

Há cinco caras novas na equipe, todas presentes pela primeira vez: Manuel Neuer, Thiago Silva, Philipp Lahm, Franck Ribéry and Zlatan Ibrahimović.

SELEÇÃO DO MUNDO
Manuel Neuer
Dani Alves
Thiago Silva
Sergio Ramos
Philipp Lahm
Andrés Iniesta
Franck Ribéry
Xavi
Lionel Messi
Zlatan Ibrahimović
Cristiano Ronaldo

Revelando níveis de capacidade goleadora e consistência geral sem precedentes, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estão presentes pelo sétimo ano consecutivo (2007-2013).

Xavi foi escolhido pela sexta vez seguida (2008-2013), ao passo que Andrés Iniesta surgiu nas últimas cinco edições do World XI (2009-2013).

Sergio Ramos e Dani Alves figuram pela quarta vez e fazem parte da defesa pelo terceiro ano consecutivo.

Em comparação a 2012, que deu origem a um FIFA FIFPro World XI totalmente constituído por jogadores a atuar em Espanha, Iker Casillas é uma ausência que se destaca. O reino do guarda-redes do Real Madrid termina após cinco aparições consecutivas (2008-2012).

Gerard Piqué sai do World XI depois de ter mantido um lugar na defesa nos últimos três anos (2010-2012) e Xabi Alonso cede o seu lugar no meio-campo após duas escolhas seguidas (2011, 2012), ao passo que Marcelo e Radamel Falcao se despedem após a sua única presença no World XI.

O World XI ocupa um lugar único no mundo do futebol, já que é o único prêmio verdadeiramente selecionado pelos jogadores. A FIFPro, aproveitando a voz coletiva dos seus membros, lançou pela primeira vez esta iniciativa global em 2005.

O prêmio FIFA FIFPro World XI cresce todos os anos em um ritmo impressionante, como demonstra a participação de 68 países em 2013, que deu origem a um número recorde de votos na casa das dezenas de milhar.

A FIFPro felicita a equipe do FIFA FIFPro World XI e os sindicatos-membros de todo o mundo que prestaram um enorme apoio no processamento dos votos dos respectivos jogadores.

post---assembleia-ata-e-video

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?