FIFPro apresenta Livro Negro do futebol da Europa Oriental

Redação SAPESP

Bruxelas (Bélgica) – A FIFPro (Sindicato Mundial de Atletas) apresentará no dia 07 de Fevereiro, em Bruxelas,  o Black Book Eastern Europe (em Português, Livro Negro do Futebol da Europa Oriental), que traz com exlcusividade relatos e estudos sobre abusos contra jogadores no leste europeu.

Segundo a entidade, a razão para a realização do estudo foram as diversas reclamações e declarações de jogadores recebidas nos últimos anos pela FIFPro e sindicatos de jogadores do Leste Europeu.

Um dos casos mais conhecidos aconteceu no futebol russo no início de 2011. O atacante montenegrino Nikola Nikezic (foto)  acusou seu clube na época, o Kuban Krasnodar, de agressão física por seguranças e ameaça mediante arma de foto. Tudo para que o jogador assinasse uma rescisão contratual.

"Muitos atletas profissionais parece ser tão mal tratado por seus clubes, associações de futebol e 'simpatizantes', que a FIFPro resolveu realizar tal estudo, para medir a gravidade e na esperança de pôr fim a esses erros graves", divulgou a FIFPro em comunicado oficial.

ONDE SERÁ

FIFPro Task Force da Europa Oriental – Conferência de imprensa

07-02-2012 | 11:00 h (Local)

International Trade Union House (ITUH), auditório Internacional