FIFPRO comemora uso da tecnologia na linha do gol

REDAÇÃO SAPESP (COM FIFPRO)

A FIFPro (Sindicato Mundial de Atletas) comemorou a decisão do IFAB (International Football Association Board) de fazer uso de tecnologia na linha do gol a partir das Olimpíadas de Londres. Esse era um pedido antigo da entidade dos jogadores, que argumentou a favor do uso de câmeras na linha do gol há vários anos já.

"A grande maioria dos jogadores apoia a introdução do sensor há muitos anos, inclusive realizamos estudos nesse sentido " , diz Tijs Tummers, presidente do Comitê Técnico da FIFPro.

"O objetivo do futebol é marcar gols.
Mas nem sempre é totalmente claro a bola entrou ou não. Para isso, uma ferramenta é necessária, de acordo com os jogadores", avalia.

O Secretário-Geral Theo van Seggelen representa FIFPro na Task Force FIFA Football 2014 (Força Tarefa) , que discute a introdução de novas regras. Os membros deste grupo de trabalho são, entre outros ex-jogadores, Franz Beckenbauer, o brasileiro Cafú, Dejan Savićević, Bobby Charlton en Christian Karembeu.

Van Seggelen: "
A única coisa é que ele levou muito tempo para tomar esta decisão. Infelizmente muito tempo para a equipe nacional ucraniana, que durante o Euro 2012 não foi premiado com um gol contra a Inglaterra, porque os árbitros não viram que a bola havia passado a linha de meta após Marco Devic.

Por este motivo, a FIFPro comemorou a decisão
"Ambas as ferramentas podem muito bem coexistir, eles na verdade se complementam. Cada ferramenta tem seu próprio papel para desempenhar e contribuir na garantia da lisura do jogo", finalizou Tummers.