FIFPRO tenta criar Sindicato de Atletas na Palestina

REDAÇÃO SAPESP

O Sindicato Mundial de Atletas (FIFPRO) visitou nesta semana os jogadores profissionais da Palestina, em uma ação chefiada pelo secretário-geral da Divisão Ásia, Frederique Winia, em companhia do assistente de comunicação da entidade, Stéphane Saint-Raymond.

O objetivo foi ouvir atletas e reunir-se com dirigentes de clubes importantes nas cidades de Ramallah, Tulkaren e Al-Khalil. A região ainda é motivo de preocupação para a FIFPRO, uma vez que os atletas não tem a liberdade de transferência como em outras partes do mundo. A entidade acredita e luta pela liberdade de trabalho.

Por esse motivo, a FIFPRO estuda formar o Sindicato de Atletas da Palestina, para administrar e vigiar de perto os problemas enfrentados na região.

Basta lembrar que em novembro de 2011, durante o Congresso da FIFPro, em Tel Aviv, Israel, uma delegação FIFPro fez uma visita à Palestina. O presidente do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo, Rinaldo Martorelli, também participou do encontro, já que também exerce a presidência da Divisão América da FIFPRO.

Na ocasião, o vice-presidente Philippe Prat e secretário-geral Theo van Seggelen discutiram a situação na região e da situação jurídica dos jogadores de futebol palestinos longamente com vários jogadores.

RECENTE PROFISSIONALIZAÇÃO

O futebol profissional começou há três anos na Palestina, e, apesar das dificuldades óbvias e da falta de meios, o campeonato está florescendo. A equipe nacional, embora não tenha sido capaz de entrar na pré-eliminatórias para o próximo Campeonato do Mundo no Brasil 2014, está fazendo um enorme progresso.

Apesar do avanço, atualmente, como afirmam os próprios jogadores, o principal problema é a falta de liberdade de transferência, algo que chocou a delegação FIFPro. "Este é um direito fundamental de cada cidadão, um direito que também tem sido estabelecida nos estatutos e regulamentos da FIFA", disse Philippe Piat.

"Para nós é impensável que Lionel Messi não tivesse condição de jogar com o time argentino nacional, que um jogador da Holanda não seria autorizado a assinar com um clube italiano ou de um clube francês, que um de nós não seria capaz para ver sua família e amigos. O que não aceitamos em outros lugares, nós não podemos aceitá-lo na Palestina também. Não há diferença entre jogadores profissionais de futebol, eles são todos iguais, e todos eles são parte da mesma família. Nossa família, a família da FIFPro, mas também a família do futebol ", cravou.

Por esta razão, Philippe Piat, assim como Theo Van Seggelen prometeram ajudar os jogadores de futebol da Palestina, para apoiar as suas reivindicações, e para encontrar, com todos os bons argumentos, as soluções que permitirão, no dia de amanhã, os futebolistas deste país membro de FIFA. Pelo visto este dia está chegando.