<div><span style=’FONT-SIZE: 11pt’><font face=’Verdana’ size=’2′>A Globosat em conjunto com os institutos Ibope e Datafolha acaba de divulgar a primeira pesquisa realizada entre torcedores-consumidores dos canais pay-per-view do Campeonato Brasileiro de futebol. O Flamengo lidera a lista com 13,84% dos telespectadores, seguido por Corinthians (9,77%), São Paulo (9,21%), Palmeiras (8,23%) e Grêmio (8,17%).<br /><br />De acordo com o novo contrato assinado pelos times com o Clube dos 13, que é válido para o triênio 2009-2011, os números da pesquisa serão utilizados como referência para a distribuição de cotas do PPV. O clube que tiver o maior número de torcedores nos canais pay-per-view receberão uma fatia maior na divisão dos valores.<br /><br />"Pela primeira vez, os clubes terão ferramentas para atingir melhor seus torcedores e aumentar a arrecadação do PPV. É um avanço extraordinário, pois os fãs saberão que, comprando os pacotes de transmissão, estarão ajudando diretamente seus times de coração", afirma Fábio Koff, presidente do Clube dos 13.<br /><br />A primeira pesquisa foi realizada em outubro apenas entre assinantes do Canal PFC. O Ibope e Datafolha ouviram 8.193 pessoas em 11 capitais do País. Haverá ainda uma nova rodada da pesquisa em junho do próximo ano. Os parâmetros serão utilizados para a divisão das cotas entre julho de 2009 e junho de 2010. "Os clubes terão tempo para fidelizar seus torcedores e fomentar as vendas até o meio do ano", destaca Koff.<br /><br />Confira os dez clubes mais citados pelos entrevistados:<br /><br /></font></span></div><div><span style=’FONT-SIZE: 11pt’><font face=’Verdana’ size=’2′>1-) Flamengo - 13,84%<br />2-) Corinthians - 9,77%<br />3-) São Paulo - 9,21%<br />4-) Palmeiras - 8,23%<br />5-) Grêmio - 8,17%<br />6-) Internacional - 6,87%<br />7-) Cruzeiro - 6,56%<br />8-) Vasco - 6,46%<br />9-) Atlético-MG - 5,94%<br />10-) Fluminense - 5,55%<br /><br /></font></span></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Por André Lucena</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Meio & Mensagem, 15/12/2008</font></div>