Footecon chega à sua 8ª edição com destaque para a discussão sobre formação e gestão de atletas

Redação Sapesp

Consolidado no calendário do futebol brasileiro como principal fórum para debates e relacionamentos profissionais no mercado da bola, o Footecon será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A oitava edição terá como principal tema em discussão a formação de atletas. Por esse motivo, um dos convidados internacionais virá da maior referência mundial na revelação de novos jogadores, o Barcelona. O espanhol Jordi Mestre, diretor técnico do CT La Masia, irá explicar o modelo implementado nas categorias de base do clube catalão e a importância dada para o desenvolvimento pessoal dos futuros atletas. La Masia revelou diversos craques, entre eles o argentino Lionel Messi e os espanhóis Xavi, Iniesta e Cèsc Fábregas.

Além de Jordi Mestre, o Footecon 2011 também terá outros convidados internacionais, como o alemão Jürgen Klinsmann, campeão como jogador da Copa do Mundo da Itália em 1990 e atual treinador da seleção americana. Klinsmann, que era o técnico da seleção alemã durante a Copa de 2006, realizada no mesmo país, falará sobre os desafios e oportunidades de ser o time anfitrião e organizador de um Mundial.

Já o ex-árbitro colombiano Oscar Ruiz abordará o tema “Como os treinadores podem ajudar ou atrapalhar a arbitragem”. Aposentado recentemente, Ruiz completou 17 anos como árbitro da Fifa, entidade que o tem como instrutor técnico do programa de assistência à arbitragem na América do Sul.

O Footecon 2011 abordará ainda outros assuntos relacionados ao futebol: medicina e fisiologia, psicologia, técnica e tática, marketing, direito esportivo, gestão de clubes e craques e infraestrutura.

Ao todo, são mais de 40 palestras conduzidas pelos principais profissionais do mercado, entre eles Mano Menezes e Nei Franco, técnicos das seleções brasileiras principal e sub-20; Carlos Alberto Parreira, técnico campeão da Copa do Mundo dos EUA-1994 e idealizador do Footecon; treinadores da série A do campeonato brasileiro, ex-jogadores, gestores de clubes, diretores de grandes empresas, advogados, médicos e fisiologistas.

Cinefoot e 100 anos de Nelson Rodrigues

Uma das novidades deste ano fica por conta do Cinefoot, Festival de Cinema de Futebol, que acontecerá paralelamente ao evento. As sessões serão realizadas no fim de cada dia de palestras e reunirão diversas obras cinematográficas que utilizam o futebol como tema principal.

O Footecon também prestará uma homenagem ao escritor e cronista Nelson Rodrigues, que completaria 100 anos em agosto de 2012. Os jornalistas Arthur Dapieve e Tino Marcos e o treinador René Simões são os nomes confirmados na mesa que terá como tema “Como a relação com a crônica esportiva ajudou a construir a imagem do futebol brasileiro”.

O Footecon é realizado pela FSV (Football Sports Venture), empresa parceira do técnico tetracampeão Carlos Alberto Parreira, pela Fagga | GL exhibitions, que conta com quase meio século de experiência na promoção e organização de eventos, e pela Traffic Sports, maior empresa de marketing esportivo da América Latina.

Inscrições abertas

As inscrições para os dois dias de Footecon podem ser feitas pelo valor de R$ 810 (R$ 405 para estudantes) até o dia 4 de dezembro. No local do evento, o valor será de R$ 930 (R$ 465 para estudantes). A inscrição dá direito a assistir à cerimônia de abertura, todas as palestras incluídas na programação, kit participante e certificado de participação.

No caso da inscrição apenas para um dia do evento os valores passam a ser, respectivamente, R$ 480 (R$ 240) e R$ 550 (R$ 275), de acordo com o mesmo período citado acima.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento (www.footecon.com.br).