NOTÍCIAS

NULL

FUTEBOL ALEMÃO INVESTIGA SEU PASSADO NAZISTA COM SIMPÓSIO

Em ano de Copa, a Federação Alemã de Futebol (DFB) resolveu abordar um assunto tabu no país: o futebol durante o regime nazista de Adolf Hitler, entre 1933 e 1945. Será organizado um simpósio com o nome "O Futebol sob a Cruz Gamada", nos dias 7 e 8 de abril.

A idéia é debater o papel dos clubes alemães durante o período, abordando também a responsabilidade social no esporte – tendo em vista a Copa do Mundo, que começa dois meses depois do evento.

"Uma das questões decisivas é: como podemos viver com este passado e suas memórias? Lembranças de grandes pessoas que foram perseguidas, exiladas, assassinados e apagados dos livros de história?", explicou Theo Zwanziger, co-presidente da DFB.

A publicação do livro-estudo "O Futebol sob a Cruz Gamada", no final de 2005, expôs que a DFB teria sido grande entusiasta do regime nazista, expulsando judeus de equipes e executando-os.

O simpósio é mais uma iniciativa da DFB no caminho de tentar amenizar o seu passado. No final de 2005, foi criado o prêmio Julius-Hirsch – em homenagem ao primeiro judeu a vestir a camisa da seleção alemâ. Ele foi dado ao Bayern de Munique por iniciativas contra o racismo.

Das agências internacionais
Em Berlim (Alemanha)
UOL (06/03/2006)

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Social

WhatsApp Image 2025-04-23 at 16.10.37 (1)

Sindicato de Atletas SP recebe visita de representantes do projeto social Meninas em Campo

Institucional

CONVITE-A4-INDIVIDUAL

Premiação A4

Institucional

B81A5860 copiar

Sindicato abre 45 vagas de trabalho para atletas acima de 23 anos e anuncia premiação da Bezinha