NOTÍCIAS

NULL

GLOBO FIRMA SEU CONTROLE COM CRÉDITO A CLUBES

No Brasil, a Globo usa as antecipações de pagamentos para prender os clubes e obrigá-los a renovar o acordo que lhe dá os direitos de transmissões sobre o campeonato nacional.
Outra arma são as cláusulas que dão à emissora a preferência sobre a extensão do contrato que mantém com o Clube dos 13, que reúne os maiores times do país. Com essa estratégia, a Globo já impediu duas tentativas do SBT de lhe tomar o Brasileiro.
Da última vez em que o contrato foi renovado, em 2004, a Globo tinha adiantado metade do valor de um ano de acordo para os clubes. Assim, para trocar de parceiro a partir de 2006, o C13 teria que receber só 50% neste ano.
O SBT fez uma proposta maior do que a da emissora global pelos direitos para televisão aberta. Mas a Globo fez uma oferta que incluía transmissões fechadas e o pay-per-view. E pressionou com o crédito que tinha com os clubes.
Só o Vasco deve cerca de R$ 50 milhões para a emissora em antecipações tomadas à emissora. No momento, o contrato da Globo e do C13 vai até 2008. Incluindo todos os direitos, a emissora pagará em torno de R$ 300 milhões por ano.

Folha de S. Paulo
23/10/05

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Jurídico

FEED---ASSEMBLEIA-GERAL-ORDINÁRIA-25-07-25

Assembleia: ATA e Vídeo

Institucional

POST--coluna-saf

SAF: você apoia esse modelo?

WhatsApp Image 2025-07-16 at 13.36.32

Em audiência pública no Senado Federal, Martorelli questiona discussão de vetos da Lei Geral do Esporte: “De qual futebol estamos falando?”