<div><font face=’Verdana’ size=’2′>O Ibope Mídia apresenta mais um relatório de olho nos costumes e hábitos dos brasileiros. E com o início dos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro, grande parte da atenção da população se volta para os esportes, como acontece em época de Olimpíadas e Copa do Mundo. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>O principal resultado do relatório “Os consumidores de esportes no Brasil” aponta a divisão da população em seis grupos distintos, apresentados como superativos, ‘sports fans’, esportistas de sofá, saudáveis, sedentários e desinteressados. Essa análise cruza a frequência e variedade da prática esportiva com o consumo de mídia sobre o assunto. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Segundo Roberto Lobl, diretor do Ibope Mídia, “estes grupos representam desde os que praticam intensamente esportes e também consomem muita mídia esportiva, até aqueles que não se interessam nem pela prática e nem pela audiência. De forma geral, 72% da população entre 12 e 64 anos se interessa de alguma forma por esportes, o que dá uma idéia do potencial deste mercado. São cerca de 45 milhões de pessoas”. O Brasil, dos países latino-americanos, apresenta o menor número de desinteressados – cerca de 29% da nossa população, contra 36% dos mexicanos e 42% dos argentinos. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Os números apontam que 64% da população assiste esportes na TV enquanto 38% pratica alguma atividade física, ainda que de forma ocasional. Automobilismo, ao lado do Futebol, aparece entre os mais assistidos. Em seguida estão Voleibol, Vôlei de Praia e Corrida. Cerca de 55% da audiência de programas esportivos é composta por homens. Já entre os mais praticados estão Futebol e Caminhada. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>O relatório “Os consumidores de esportes no Brasil” foi realizado com base no Target Group Index, um estudo contínuo de consumidores representativos da população brasileira residente nos principais centros de consumo do Brasil. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Meio & Mensagem, 13/07/2007</font></div>