Inglaterra permitirá mulheres de jogadores na concentração da Euro

GLOBOESPORTE.COM

A Federação Inglesa anunciou nesta terça-feira que permitirá a presença de mulheres de jogadores durante o período de concentração e jogos da Eurocopa de 2012, na Polônia e Ucrânia, em junho. A medida pode parecer liberal, a princípio, mas tem lá suas restrições.

Na última segunda, o país definiu Cracóvia como sede do English Team. Com mais de 750 mil habitantes, a cidade não receberá nenhum jogo da competição, o que obrigará sempre toda a delegação a viajar. Esposas e namoradas dos atletas estão livres, embora as visitas sejam liberadas somente nos dias seguintes às partidas.

– Vamos preparar um programa especial para as mulheres dos jogadores aproveitarem. Há muitos restaurantes, bares, todos os tipos de shoppings. Se elas quiserem comprar um bonito casaco de pele, existem muitas opções de lugares. Tenho certeza de que elas vão gostar da nossa cidade – disse o prefeito de Cracóvia, Jacek Majchrowski, referindo-se às “wags”, como são conhecidas, ao jornal inglês “The Telegraph”.

A Federação está ciente, mas não se mexerá para ajudar as famílias. Na Inglaterra, comenta-se muito sobre a Copa do Mundo de 2006, quando o técnico Sven-Goran Eriksson permitiu a estadia das “wags” em Baden Baden, pequena cidade na Alemanha. Na época, o zagueiro Rio Ferdinand descreveu a situação como um “circo”.

– Do que o Fabio Capello nos disse até agora eu não acredito que haverá qualquer viagem formal organizada ou hotéis reservados para as famílias, esposas ou namoradas. É uma cidade grande, há inúmeros hotéis, e quando tiver tempo livre não haverá problema. Todos nós podemos lembrar de 2006. Gostaria de pensar que não estamos caminhando para uma situação parecida. Cracóvia é muito diferente de Baden Baden – disse Adrian Bevington, um dos diretores à frente da logística.

Curiosamente, a Inglaterra irá utilizar as instalações do Hutnik Krakow, equipe da Quarta Divisão do país, que ficou conhecida recentemente por uma ação de suas torcedoras, que pousaram nuas em um calendário para arrecadar fundos.