<p><font face=’Verdana’ size=’2′>Com qual personalidade da história do esporte você mais se identifica? Essa foi uma das perguntas feitas pelo "Índice de Confiança das Marcas", estudo que Ibope Inteligência e Troiano Consultoria de Marcas realizaram em parceria. Para auxiliar as respostas, a aferição ofereceu ao público uma série de opções. E na lista de 60 nomes, nem sequer citou Pelé, eleito pela Fifa o maior jogador de futebol do século passado. </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>A proposta do estudo era traçar um perfil do público entrevistado e de suas aspirações para auxiliar o direcionamento de marketing das empresas. Para isso, foram feitas perguntas sobre a visão que as pessoas possuem sobre personalidades do esporte e da mídia. </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>A abordagem começava com uma pergunta sobre a personalidade esportiva com a qual os entrevistados mais se identificavam. Para isso, apresentou uma série de imagens e pediu que o público escolhesse um ídolo entre elas. Ayrton Senna foi o mais citado entre mulheres (26%) e homens (31%). </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>Depois, seguido o mesmo procedimento, o levantamento quis saber qual era a personalidade além do esporte que despertava maior admiração por parte dos entrevistados. Os vencedores entre mulheres e homens foram, respectivamente, Angelina Jolie (52%) e Barack Obama (27%). </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>O terceiro passo foi cruzar as duas respostas. Angelina Jolie é a personalidade mais admirada pelas mulheres que participaram do estudo, enquanto Senna venceu entre os homens. </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>O problema é que Pelé não foi citado, nem entre as personalidades do esporte, tampouco em meio às celebridades. Questionados sobre isso, responsáveis pela pesquisa alegaram "esquecimento" como motivo para o ex-jogador ter sido alijado da amostra. </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>O estudo quantitativo foi realizado via internet, com 390 entrevistas e apenas perguntas de múltipla escolha. Foram abordados jovens entre 15 e 19 anos, que responderam sobre como se vêem, o que pretendem ser no futuro e o que pensam acerca de 13 marcas esportivas. </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>A partir de uma combinação entre esses tópicos e as avaliações dos internautas sobre seis itens (produto, distribuição, preço, atendimento, comunicação e marca), Ibope Inteligência e Troiano criaram um ranking entre as empresas esportivas mais confiáveis para o público. O mesmo processo está sendo desenvolvido na Argentina e no México.</font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>Por Guilherme Costa <br />Máquina do Esporte, 17/04/2009</font></p>