Redação Sapesp
Rinaldo Martorelli, presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol, reagiu com indignação aos problemas enfrentados por atletas do Cruzeiro E.C, que manifestaram-se publicamente sobre atrasos de salários que afeta o clube mineiro desde o final de 2011, e as declarações irônicas do presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares em entrevista coletiva no último dia 19, quando comentava as dificuldades para concluir uma operação de empréstimo bancário para quitar o salário de dezembro.
Com isso, Martorelli confirma apoio do sindicato nacional a atletas do Cruzeiro e enviará carta a CBF solicitando que a entidade nacional siga o modelo paulista de perda de pontos a clubes inadimplentes.
"A Fenapaf se solidariza com atletas do Cruzeiro e coloca-se à disposição. Estamos entrando com um pedido na CBF para que seja acatado o sistema de coibição e punição a clubes devedores, como fizemos no futebol paulista. Clubes com salários atrasados perdem pontos, com risco inclusive de rebaixamento", afirmou Martorelli, de Zurique, onde cumpre agenda da FIFPro – Divisão América.
"Trabalhamos três anos para incluir essa cláusula no regulamento do Campeonato Paulista. O clube é obrigado a cumprir o contrato com os atletas. É fator determinante para a lisura e crescimento da competição. Dirigente irresponsável agora vai mexer no bolso e na tabela", alertou o presidente.
Assim que retornar da Suíça, Martorelli planeja reunir-se com os atletas do clube mineiro. "Quando um clube deve salários, procure seu sindicato local ou até mesmo a FENAPAF, que é o sindicato nacional. Nós temos como intervir desde que solicitado pelos atletas", alerta Martorelli.