NOTÍCIAS

NULL

MPF pede danos morais para comercial da Brahma com Ronaldo

<div><font face=’Verdana’ size=’2′>Quem achou que o </font><a target=’_blank’ href=’http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/conteudo_maiusculo/?Ambev_escolhe_Ronaldo_como_o_brahmeiro_da_vez’><span style=’COLOR: windowtext; TEXT-DECORATION: none; text-underline: none’><font face=’Verdana’ size=’2′>filme da Brahma com o craque Ronaldo</font></span></a><font face=’Verdana’ size=’2′> j&aacute; havia dado muito pano pra manga se enganou. O escrit&oacute;rio do Minist&eacute;rio P&uacute;blico Federal de S&atilde;o Jos&eacute; dos Campos, interior de S&atilde;o Paulo, ajuizou uma a&ccedil;&atilde;o civil p&uacute;blica contra a Ambev e a Africa, ag&ecirc;ncia que assina a pe&ccedil;a. Nela, pede a condena&ccedil;&atilde;o por danos morais coletivos e uma indeniza&ccedil;&atilde;o fixada em valor &quot;condizente com o milion&aacute;rio volume financeiro envolvido&quot;.<br /><br />Segundo o MPF, o comercial fere o C&oacute;digo Brasileiro de Autorregulamenta&ccedil;&atilde;o Publicit&aacute;ria porque &quot;a publicidade de cerveja deve ser estruturada de maneira socialmente respons&aacute;vel com a finalidade de difundir a marca e a caracter&iacute;stica do produto&quot;, coisa que o procurador da Rep&uacute;blica Fernando Lacerda Dias, autor da a&ccedil;&atilde;o, acredita n&atilde;o acontecer na produ&ccedil;&atilde;o. &quot;N&atilde;o h&aacute; nenhuma d&uacute;vida de que o comercial, atrav&eacute;s de sua mensagem, induz o consumidor a pensar, de forma consciente e inconsciente, que aquele produto est&aacute; de alguma forma associado a um maior &ecirc;xito profissional e induz no consumidor o pensamento de que aquele que &eacute; batalhador deve beber a cerveja anunciada&quot;, afirma Dias. Al&eacute;m disso, na </font><a target=’_blank’ href=’http://www.youtube.com/watch?v=gdQjJCfC45c’><span style=’COLOR: windowtext; TEXT-DECORATION: none; text-underline: none’><font face=’Verdana’ size=’2′>primeira vers&atilde;o do filme</font></span></a><font face=’Verdana’ size=’2′>, o atleta oferece o copo ao telespectador, algo proibido no c&oacute;digo do Conselho Nacional de Autorregulamenta&ccedil;&atilde;o Publicit&aacute;ria, o Conar. <br /><br />&quot;Oferecer um copo de cerveja diretamente ao consumidor que assiste ao comercial &eacute;, obviamente, sugerir a ingest&atilde;o do produto o que, no caso, &eacute; muito mais grave, pois quem sugere &eacute; simplesmente o jogador Ronaldo, cuja imagem &agrave; popula&ccedil;&atilde;o &eacute; altamente positiva&quot;, destaca a a&ccedil;&atilde;o.<br /><br />Ainda segundo o escrit&oacute;rio do MPF, a fiscaliza&ccedil;&atilde;o &eacute; ineficaz porque a &uacute;nica medida efetiva que o Conar pode tomar &eacute; recomendar a suspens&atilde;o da pe&ccedil;a. &quot;Apesar da exist&ecirc;ncia de normas de autorregulamenta&ccedil;&atilde;o, o Conar, &oacute;rg&atilde;o que &eacute; privado, foi criado para fiscalizar e impor a aplica&ccedil;&atilde;o das mesmas. No entanto, ele &eacute; destitu&iacute;do de qualquer poder fiscalizat&oacute;rio e carece de legitimidade perante os pr&oacute;prios fiscalizados para poder atuar. Ou seja, existem normas, mas n&atilde;o existem instrumentos de aplica&ccedil;&atilde;o&quot;, finalizou o procurador.<br /><br /></font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Por Renato Pezzotti<br />Meio &amp; Mensagem, 15/05/2009</font></div>

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

WhatsApp Image 2025-06-16 at 20.06.42

Martorelli se reúne com novo presidente da CBF, Samir Xaud

Institucional

WhatsApp Image 2025-06-15 at 17.49.11

Sindicato de Atletas SP participa de reunião com presidente da FIFA, Gianni Infantino

Social

WhatsApp Image 2025-04-23 at 16.10.37 (1)

Sindicato de Atletas SP recebe visita de representantes do projeto social Meninas em Campo