<div><font face=’Verdana’ size=’2′>A Nike, depois de alguns dias de negociação, acertou a aquisição da marca inglesa Umbro. O acordo entre a empresa americana e a companhia inglesa gira em torno de R$1 bilhão. Os acionistas da Nike receberão cerca de R$ 7 por cada ação da Umbro, o que representa um prêmio de 61% sobre o preço das ações da Umbro referentes ao fechamento no dia 17 deste mês. <br /><br />Segundo o portal Máquina do Esporte, a Nike ganhou o apoio da Football Association (FA), entidade que rege o futebol na Inglaterra – a Umbro, hoje, é a fornecedora de material esportivo da seleção inglesa e de seis times do Campeonato Inglês.<br /><br />Em comunicado, o executivo-chefe da FA, Brian Barwick, "a FA desfrutou de uma excelente parceria com a Umbro por mais de 20 anos. Estamos satisfeitos de ver que a aquisição nos permitirá continuar nosso sólido relacionamento com a Umbro enquanto nos beneficiamos da experiência em marketing e da força financeira da Nike".<br /><br />Já a Nike informou que pretende operar a Umbro como uma subsidiária independente, como a marca Converse. Segundo notícia da Folha Online, o presidente e executivo-chefe da Nike, Mark Parker, afirmou que "a Umbro é uma marca com uma sólida herança e com uma profunda experiência no esporte mais popular do mundo e no maior mercado de futebol do mundo. Com laços próximos com a FA e com a seleção inglesa, o futuro da Umbro será mais forte que seu passado".<br /><br />O Valor informa que o faturamento anual da companhia britânica no ano passado foi de US$ 276 milhões e, se as vendas através de licenças fossem consideradas como diretas, seu faturamento bruto teria sido de cerca de US$ 755 milhões em 2006.<br /><br />Com a aquisição da Umbro, especializada em artigos para prática de futebol, a Nike consolida ainda mais sua liderança mundial nesse segmento. Desde 1990, a Nike elevou seu faturamento com produtos para futebol de US$ 40 milhões para cerca de US$ 1,5 bilhões.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Meio & Mensagem, 24/10/2007</font></div>