Nos EUA, Martorelli abre o Congresso Mundial FIFPRO 2012

REDAÇÃO SAPESP

Começou nesta terça-feira (09/10), em Washington-EUA, o Congresso FIFPRO 2012, evento que acontece todos os anos e reúne a cúpula do sindicalismo mundial de atletas de futebol. A entidade dos futebolistas é dividida em cinco continentes (Asia, Américas, Europa, África e Oceania). O evento vai até quinta-feira (11).

Na capital americana, a FIFPro discutirá a situação atual do futebol profissional com representantes de seus 46 membros, jogadores, associações e sindicatos. Um total de cerca de 150 representantes se reunirão no luxuoso W Hotel.

Entre os temas da agenda estão a luta contra a manipulação de resultados, o controle de doping da WADA, além dos problemas de racismo vividos no futebol mundial. O congresso terá a participação especial do Príncipe Ali Bin Al Hussein, vice-presidente da Fifa.

Abrindo leque para um debate mais amplo em pról do esporte, a FIFPRO AMÉRICA, que terá como anfitrião o presidente brasileiro Rinaldo Martorelli, convidou também dirigentes de associações de outras modalidades americanas (basquete, futebol americano, hóquei e beisebol).

Confirmaram presença:

Michael Weiner, diretor executivo da Associação dos Jogadores Profissionais de Beisebol "(MLBPA)
DeMaurice Smith, diretor-executivo da Associação Nacional de Jogadores de Futebol da Liga '(NFLPA)
Dave Kiefer, conselheiro da Associação dos Jogadores de basquete nacional "(NBPA)
Don Fehr, diretor da Associação Nacional de Jogadores de Hockey League '(NHLPA)

Rinaldo Martorelli terá ainda a companhia de dois outros sindicalistas brasileiros, o carioca Alfredo Sampaio e gaúcho Ivo Amaral.