Nota do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo

NOTA OFICIAL

A respeito da reportagem em que um estelionatário é denunciado por enganar garotos, e por consequência seus pais, que pretendem ingressar no futebol, o Sapesp há muito tempo vem alertando o público quanto a atuação desses malfeitores.

É evidente que esse problema não se resolve apenas com a prisão esporádica daqueles que se utilizam da venda da ilusão para se enriquecerem indevidamente, o problema também está na estrutura do futebol.

Nossa proposta de normas de licenciamentos para que os clubes tenham que cumprir com requisitos mínimos para participarem de competições oficiais, negociado por nós com a CBF, é um grande avanço. Esse procedimento estabelecido vai tirar de cena aqueles times que, pela falta de estrutura, hoje, são entregues nas mãos desses estelionatários que se apresentam, na maioria das vezes, como investidores.

Essa figura, a de investidor ou gestor promete cumprir com as obrigações com os jogadores e com o próprio clube, porém, se valem desses clubes para a perpetração desse engodo.

É lógico que a ilusão de se tornarem jogadores famosos, ou pior, a dos pais de fazer com que seus filhos se tornem jogadores renomados e ricos, facilita muito a ação dessas pessoas.

E nisso o governo, através do Ministério do Esporte, tem muita culpa porque nunca se dispôs a discutir e mostrar a realidade vigente.

Desnudar a situação e mostrar que  ao entrar para o mundo – a profissão – do futebol vai se deparar com uma condição muito diferente daquela de glamour que se divulga. Muito difícil de lidar por tudo o que representa, principalmente, a da expectativa daqueles – os torcedores – que de uma forma ou outra transferem para o jogador toda sua frustração de não ter podido entrar para esse mundo ou a negação de que um trabalhador pode ser bem remunerado pelo seu talento.

O Sapesp já há bastante tempo vem orientando pais e atletas quanto à existência desses aproveitadores e sempre que comprovada a participação de um estelionatário os procedimentos para que ele arque com as consequências são tomadas seja via judicial, seja via policial.

Temos repetido em todos os momentos que um verdadeiro jogador profissional quando está no caminho certo nunca vai pagar qualquer taxa para sua profissionalização. Jogador profissional recebe, não paga.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23