NOTÍCIAS

NULL

O seleto time dos FIFA Partners e suas ações no Brasil

<div><font face=’Verdana’ size=’2′>Do time de patrocinadores globais da Copa do Mundo, realizada a cada quatro anos pela FIFA, apenas seis delas t&ecirc;m o status de Fifa Partner, com o direito de associar suas marcas a todas as competi&ccedil;&otilde;es. S&atilde;o elas: Adidas, Coca-Cola, Emirates, Hyundai, Sony e Visa, todas com compromisso renovado at&eacute; a Copa 2014, no Brasil. H&aacute; um time intermedi&aacute;rio de marcas globais e de cotistas locais do pa&iacute;s sede que tem permiss&atilde;o de associa&ccedil;&atilde;o apenas com a Copa do Mundo. Essas cotas de patroc&iacute;nio representam, em m&eacute;dia, US$ 250 milh&otilde;es por ano, um quarto do valor total.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Com o sucesso comercial da Copa de 2010 garantido, a Fifa promete ser, cada vez mais, seletiva na inclus&atilde;o de novas empresas em seu seleto time de patrocinadores. O rigor n&atilde;o ser&aacute; apenas para novos entrantes, mas, principalmente, para as marcas que desejam permanecer no time. O maior exemplo dessa nova pol&iacute;tica &eacute; a entrada de Visa na divis&atilde;o de elite dos patrocinadores. Ap&oacute;s mais de duas d&eacute;cadas como cart&atilde;o de cr&eacute;dito oficial do Comit&ecirc; Ol&iacute;mpico Internacional, Visa faz sua estreia em Copas do Mundo na &Aacute;frica do Sul, depois de desbancar nos bastidores a eterna rival MasterCard, que at&eacute; 2006 detinha uma cota de n&iacute;vel intermedi&aacute;rio, de Fifa Sponsor. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Com uma proposta comercial mais agressiva, a Visa conseguiu entrar na categoria Partner, por um compromisso que se estende at&eacute; 2014, com cifras estimadas em US$ 170 milh&otilde;es pelos oito anos. A MasterCard, por sua vez, teria recebido uma indeniza&ccedil;&atilde;o de US$ 90 milh&otilde;es da entidade m&aacute;xima do futebol. &quot;A estrat&eacute;gia da Fifa &eacute; ter cada vez menos parceiros com rela&ccedil;&otilde;es mais pr&oacute;ximas com seus eventos. &Eacute; a linha &ldquo;less is more&quot;, diz Amir Somoggi, da Crowe Horwath RSC.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Uma das primeiras a&ccedil;&otilde;es de Visa na &Aacute;frica do Sul foi o patroc&iacute;nio &agrave; maior atra&ccedil;&atilde;o tur&iacute;stica do pa&iacute;s, o bondinho que d&aacute; acesso a Table Mountain e que desde 2007 usa a logomarca da empresa. O aeroporto internacional de Johanesburgo, principal entrada do pa&iacute;s, est&aacute; todo sinalizando com placas publicit&aacute;rias da marca dando boas vindas. A marca tamb&eacute;m ter&aacute; hospitality centers dentro dos dez est&aacute;dios da Copa, assim como os demais Fifa Partners. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Dentro dessa estrat&eacute;gia de comunica&ccedil;&atilde;o global, o diretor executivo de marketing da Visa do Brasil, Luis Cassio de Oliveira, diz que o Brasil ter&aacute; um papel fundamental dentre as 173 na&ccedil;&otilde;es onde a multinacional atua e nos 90 mercados onde est&aacute; sendo ativada a comunica&ccedil;&atilde;o da Copa. Al&eacute;m de ser a pr&oacute;xima sede do mundial, o Pa&iacute;s &eacute; um dos cinco maiores mercados globais de cart&otilde;es de cr&eacute;dito. Dos dois mil felizardos mundo afora que foram sorteados para assistir aos jogos na &Aacute;frica do Sul, 600 s&atilde;o do Brasil. Dos 200 executivos que estar&atilde;o acompanhando a Copa in loco, dez ser&atilde;o da equipe de marketing do Brasil. A miss&atilde;o &eacute; observar tudo e aplicar a experi&ecirc;ncia aqui em 2014.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>O Brasil, tamb&eacute;m, se destaca na estrat&eacute;gia desenvolvida pela Coca-Cola, ao lado da Adidas, a parceira oficial mais antiga da Fifa (desde a d&eacute;cada de 70). O conceito criativo sobre comemora&ccedil;&otilde;es que norteia toda a comunica&ccedil;&atilde;o para a Copa do Mundo &eacute; brasileiro. O vice-presidente global de marketing estrat&eacute;gico e comunica&ccedil;&atilde;o criativa da empresa, o ingl&ecirc;s Jonathan Mildenhall, esteve no Brasil recentemente e disse que a campanha para a Copa de 2010, que est&aacute; rodando em 160 pa&iacute;ses, &eacute; a maior entre todas j&aacute; realizadas pela empresa, desde que se tornou patrocinadora oficial da Fifa, em 1976. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Entre as diversas a&ccedil;&otilde;es que a empresa prepara para os 30 dias em que a Copa ser&aacute; jogada est&atilde;o apresenta&ccedil;&otilde;es em seus eventos do cantor somali K&acute;naan, que interpreta &quot;Waving Flag&quot;, can&ccedil;&atilde;o oficial da Copa de 2010. Na sua cota no sorteio de pacotes para ver jogos na &Aacute;frica do Sul h&aacute; 222 felizardos, dos quais 18 – entre 12 e 16 anos &ndash; ser&atilde;o sorteados para carregar a bandeira do Brasil na cerim&ocirc;nia de entrada das sele&ccedil;&otilde;es em campo.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Por Robert Galbraith</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Meio e Mensagem, 11/06/2010</font></div>

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

WhatsApp Image 2025-06-16 at 20.06.42

Martorelli se reúne com novo presidente da CBF, Samir Xaud

Institucional

WhatsApp Image 2025-06-15 at 17.49.11

Sindicato de Atletas SP participa de reunião com presidente da FIFA, Gianni Infantino

Social

WhatsApp Image 2025-04-23 at 16.10.37 (1)

Sindicato de Atletas SP recebe visita de representantes do projeto social Meninas em Campo