<div><font face=’Verdana’ size=’2′>Atualmente, a internet é um dos meios de comunicação preferidos dos torcedores de futebol. Com uma capacidade de audiência fantástica e acessível a partir de todo o planeta, a presença online de um clube tornou-se uma das melhores formas de maximizar a globalidade das suas receitas. A assiduidade e a frequência com que os adeptos de futebol consultam os websites dos clubes é também um dos melhores métodos de avaliação do potencial da sua marca online.<br /><br />No topo dos websites de clubes mais visitados está o Manchester United com mais de 452 milhões visitantes anuais. Hoje em dia, o clube inglês gera cerca de 20% da sua receita total por meio de transações online, o que para uma receita total de 324 milhões de euros na temporada 2007/2008, significam quase 65 milhões de euros a partir da internet.<br /><br />Estas transações ou receitas provenientes do website do Manchester United incluem naturalmente a venda direta de publicidade na página, merchandising, venda de lugares anuais e de bilhetes. Essas negociações incluem, também, as várias subscrições da MUTV (que transmite também online) e da MUMobile. Além disso, o clube conta, no seu website, com um cassino online, fruto da parceria efetuada com a Betfair.<br /><br />Os websites de clubes mais visitados (nº de visitantes anuais):<br /><br />1. Manchester United (Inglaterra) – 452,7 milhões <br /><br />2. Real Madrid (Espanha) – 271,6 milhões <br /><br />3. Arsenal (Inglaterra) – 205,6 milhões <br /><br />4. Bayern Munique (Alemanha) – 27,8 milhões <br /><br />5. Liverpool FC (Inglaterra) – 23,7 milhões <br /><br />6. Galatasaray (Turquia) – 16,7 milhões <br /><br />7. Olympique Marseille (França)– 16,1 milhões <br /><br />8. Internazionale (Itália) – 15,4 milhões <br /><br />9. Rangers FC (Escócia) – 14,5 milhões <br /><br />10. FC Barcelona (Espanha) – 14,3 milhões <br /><br />11. Fenerbahce (Turquia) – 12,3 milhões <br /><br />12. AC Milan (Itália) – 12,5 milhões <br /><br />13. Chelsea FC (Inglaterra) – 11,3 milhões <br /><br />14. Aston Villa (Inglaterra) – 11,1 milhões <br /><br />15. Borussia Dortmund (Alemanha) – 6,3 milhões <br /><br />16. Corinthians (Brasil) – 6,1 milhões <br /><br />17. Olympique Lyonnais (França) – 5,9 milhões <br /><br />18. Paris SG (França) – 5,7 milhões <br /><br />19. Juventus (Itália) – 5,5 milhões <br /><br />20. Manchester City (Inglaterra) – 5,2 milhões<br /><br />Em Portugal, a página de internet do Benfica lidera em número de visitantes com 2,4 milhões por ano, enquanto FC Porto e Sporting têm 1,8 e 1,4 milhões, respectivamente. No Brasil, o website do Corinthians é o mais visitado com 6,1 milhões de visitas anuais, seguido do Palmeiras e Internacional com 3,2 e 3 milhões, respectivamente.<br /><br />*Nota – Os dados apresentados são uma estimativa com base na média de visitantes diários fornecidos por: Alexa.com, Compete.com e Quantcast.com.<br /><br />Universidade do Futebol, 08/02/2010</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>(Fonte: Futebol Finance – </font><a href=’http://www.futebolfinance.com/’><font face=’Verdana’ color=’#003366′ size=’2′>www.futebolfinance.com</font></a><font face=’Verdana’ size=’2′>)</font></div>