<font face=’Arial’><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Fiat e Medial Saúde assinaram contratos com as duas equipes; empresa italiana pagará até R$ 21 mi por ano, enquanto operadoras de planos de saúde desembolsará até R$ 18,5 mi por temporada</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Dois dos maiores clubes de futebol do Brasil, Palmeiras e Corinthians anteciparam seus presentes de Natal com os anúncios de seus novos patrocinadores para 2008: a montadora Fiat estará na camisa do Palestra e a operadora de planos de saúde Medial Saúde vai estampar o uniforme do time de Parque S. Jorge.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>O evento que concretizou a assinatura do contrato entre a montadora italiana e a Sociedade Esportiva Palmeiras ocorreu nesta quinta-feira, 20, no Palestra Itália, sede do time paulista. O anúncio contou com a presença dos presidentes Cledorvino Belini, da Fiat, e Affonso della Monica Netto, do Palmeiras, além da modelo Adriana Galisteu, que apresentou à imprensa o novo uniforme do time com a assinatura da Fiat.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Segundo Belini, a associação da Fiat com o Palmeiras leva em consideração a origem italiana que o clube e a montadora têm em comum. "Entre 1884 e 1959, imigraram para o Brasil mais de 1,5 milhão de italianos. Hoje, os italianos e descendentes residentes no País são cerca de 30 milhões", destacou. Para ele, o patrocínio ao clube é uma homenagem à italianidade, representada por toda a comunidade italiana no Brasil.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Segundo reportagem publicada no site do periódico Lance, o acordo entre a Fiat e o alviverde é de três anos e irá render ao clube R$ 19 milhões por temporada (R$ 12 milhões para o futebol profissional e R$ 7 milhões para a base). Dependendo dos resultados da equipe, o valor pode chegar a R$ 21 milhões. Marco Antônio Lage, diretor de comunicação corporativa da Fiat, afirmou que a Fiat e o Palmeiras poderão desenvolver também iniciativas de responsabilidade social unindo o esporte e a educação.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Já o Sport Club Corinthians Paulista não perdeu tempo e, apenas dois dias depois de ter rompido seu com a Samsung (leia nota aqui), já acertou contrato de patrocínio com a Medial Saúde, uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil. Pelo acordo, apresentado pelo presidente Andrés Sanches na noite desta quinta-feira, o clube vai receber R$ 16,5 milhões anuais. A empresa também deverá pagar bônus de R$ 2 milhões por título conquistado, o que pode aumentar o valor do investimento. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>O contrato será anual e a empresa terá preferência pela renovação. Na apresentação, ainda foram anunciadas novidades como a criação de um plano Medial/Corinthians, que atenderá torcedores, jogadores e funcionários do clube. "Tudo depende, daqui pra frente do corintiano, do fanatismo da torcida, que já mostrou que é diferenciada", diz Sanches. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>"Para nós é motivo de orgulho associar a marca Medial Saúde a um esporte que é a paixão do brasileiro. Temos certeza de ter iniciado uma parceria de sucesso e que nos trará resultados muito positivos, pois nada melhor do que apoiar um esporte que alia saúde e entretenimento", destaca Luiz Kaufmann, CEO da Medial Saúde. A agência responsável pela comunicação da empresa é a MatosGrey.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>A multinacional de produtos eletrônicos Samsung, que pagava US$ 485 mil mensais, propôs reduzir o valor pela metade com a queda para a Série B do Brasileiro, o que provocou o rompimento por parte dos dirigentes corintianos. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Na última quarta-feira, Sanches usou o termo "bomba" para se referir ao anúncio do novo patrocinador. O Corinthians também teria propostas de uma instituição financeira, de uma operadora de cartão de crédito e de duas grandes redes comerciais: Casas Bahia e Magazine Luiza. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>O valor a ser pago pelo novo parceiro é superior ao apresentado pela diretoria corintiana em reunião do Conselho de Orientação, na quarta. Na previsão orçamentária, aprovada por 8 votos a 4 e que ainda seria submetida ao Conselho Deliberativo, a cifra para o patrocinador era de R$ 15 milhões.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Meio & Mensagem, 20/12/2007</font></div></font>