Redação Sapesp
São Paulo (SP) – A partir do dia 17 de julho, o Pão de Açúcar Esporte Clube entra em campo com novo nome, escudo e uniforme. O clube passará a se chamar Audax. A mudança faz parte de um estudo encomendado pelo Grupo Pão de Açúcar a uma agência de consultoria em gestão de marcas com o objetivo de aproximar o time ainda mais dos torcedores.
O nome escolhido mostra maior aderência com os conceitos do futebol como esporte que representa uma paixão nacional. “O nome Audax remete ao seu significado em latim: audacioso, ousado, arrojado e corajoso – atributos que marcam grandes esportistas e gestores”, explica Fernando Solleiro, presidente do clube. Esses valores são compartilhados pela Companhia e pelo time que tem como meta disputar as principais divisões do futebol nacional. Atualmente, a equipe disputa à Série A2 do Paulista e além de chegar à elite busca ocupar uma posição relevante entre os torcedores. “Se não formos o time principal, que sejamos a segunda opção no coração dos brasileiros”, declara Solleiro.
A mudança do nome do Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC) ocorre oito anos após o lançamento do projeto social que levou à criação do time de futebol. Desde 2003, o clube forma e prepara atletas. Os jogadores são incentivados a finalizar o curso superior e aos que não atendem aos requisitos para atuarem profissionalmente como atletas profissionais, tem a oportunidade de trabalharem no próprio clube ou no Grupo Pão de Açúcar. “O Audax continuará formando jogadores”, afirma José Carlos Brunoro, diretor de futebol do Audax. Entre os atletas que já passaram pelo clube, o diretor destaca o volante Paulinho, do Corinthians, o zagueiro Bruno Uvini, do São Paulo, o volante Paulo Roberto, do Atlético Paranaense, o lateral esquerdo Juninho, do Figueirense, o atacante Bruno Andrade, do Sint Truiden, da Bélgica, entre outros talentos. “O nome vai mudar, mas o espírito de time campeão vai continuar brilhando pelos campos do Brasil e do mundo”, enfatiza.
O time também já conta novo site (www.audaxsp.com.br , Twitter (@audaxsp) e Facebook (Audax São Paulo Esporte Clube), que trazem informações sobre os novos nomes, uniformes e escudo. Além de manter os torcedores informados sobre o novo time paulista.
PROGRAMA SUPERBOLA
Em 25 de junho de 2003, foi lançado o programa social SuperBola e que deu origem ao Audax. Idealizado por Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, a ação social teve como foco de atuação, meninos carentes de 13 a 17 anos, com oportunidades de desenvolvimento na área educacional e esportiva. Realizado em São Paulo, o programa elegeu como pilares a carreira no futebol e do varejo.
A seleção inicial foi feita através de um campeonato de futebol. Batizado de SuperCopa CompreBem e dividido por fases. A pré-condição para a participação da seleção e dos programas era que o jovem estivesse matriculado em uma instituição de ensino. Uma equipe de “olheiros” composta por ex-craques de futebol, como Dudu, Basílio, Badeco e Joel, fazia a seleção dos meninos durante a realização das peneiras e dos campeonatos. Em sua primeira edição, realizada no ano de 2003, a SuperCopa CompreBem contou com a participação de mais de 72 mil inscritos para 70 vagas disponíveis.
CENTRO DE TREINAMENTO AUDAX
O Centro de Treinamento Audax, situado no bairro Real Parque – Morumbi, em São Paulo, possui mais de 50 mil m² e conta com quatro campos de futebol com medidas oficiais, arquibancada, campo de futebol society, alojamentos, departamentos de fisiologia, fisioterapia, departamento médico, salas de estudo e recreação, piscina aquecida, auditório e rouparia.
Os atletas que integram as equipes de futebol têm assistência médica e odontológica, seguro de vida, aulas de inglês, ajuda de custo para aqueles que não são profissionais, vale-transporte para aqueles que não residem no centro de treinamento. Os garotos que moram no centro de treinamento são matriculados em escolas públicas próximo ao CT e dispõem de vans para levá-los e buscá-los nas escolas.