Em entrevista ao jornal alemão Bild, o presidente da Fifa, o suíço, Joseph Blatter, revelou nesta quinta-feira que é partidário a campeonatos locais com 16 equipes e ao menos seis jogadores nacionais em cada equipe.
"O ideal seria ter 16 times em todos os campeonato nacionais. Teremos que conversar sobre isso no congresso da Fifa em 2007 porque o mercado e os jogadores não irão suportar tanto futebol a longo prazo", disse.
A declaração de Blatter vai contra o desejo do Clube dos 13, que gostaria de ter 22 times no Campeonato Brasileiro de 2007. Assim como os principais torneios da Europa, o Nacional deste ano terá 20 participantes.
Segundo o mandatário da entidade máxima do futebol, a sugestão de no máximo cinco jogadores estrangeiros serve para "melhorar o equilíbrio entre os clubes". Como exemplo, ele utilizou o Campeonato Alemão, que estipula um número de atletas nascidos no país em campo. "A fórmula do futuro é 6+5", comentou.
Blatter voltou a dizer que não é favorável à utilização de câmeras de vídeo para auxiliar os juizes durante as partidas. "Os estádios iriam se esvaziar em duas semanas porque os torcedores não teriam mais o que dizer. Só considero a utilização de uma tecnologia para apontar se a bola entrou ou não no gol".
Site UOL (Das agências internacionais, em Berlim, Alemanha