Para quem não sabe, o Dia do Goleiro é comemorado em homenagem a Aílton Corrêa Arruda, o goleiro Manga, nascido no dia 26 de abril de 1937. Ainda hoje considerado um dos melhores goleiros da história, Manga começou no Sport Recife em 1957 e depois defendeu o Botafogo, o Nacional do Uruguai, o Internacional de Porto Alegre, o Coritiba, o Grêmio, o Operário do Mato Grosso do Sul e, por fim, o Barcelona do Equador, encerrando sua carreira em 1982.
O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP), foi fundado em 23 de Julho de 1947 por um goleiro, o saudoso Hélio Caxambu, que brilhou com as camisas do São Paulo Futebol Clube e Associação Portuguesa de Desportos nas décadas de 1940 e 1950.
'Fui ameaçado pelos clubes de que deveria transformar a entidade em uma Associação, não em Sindicato. Seríamos uma associação beneficente ajudada pela Federação Paulista de Futebol, receberíamos, uma vez por ano, a renda de uma partida de futebol', relembrou Caxambu na festa de aniversário de 50 anos do SAPESP.
Hoje, considerada uma das mais fortes entidades de classe esportiva de todo o mundo, o sindicato paulista está novamente nas mãos de um arqueiro, Rinaldo Martorelli, 54, ex-camisa 1 do Palmeiras e considerado o melhor goleiro do Paulistão de 1986.
Ele gravou uma mensagem especial aos goleiros de todo o Brasil.