Salário médio de atletas é baixo e milionários são exceção

Portal Estadão

Não há dúvidas que, para um seleto grupo de jogadores, o futebol é uma mina de ouro, com salários milionários e que transformam suas vidas. Mas, segundo os dados divulgados pela Fifa, a constataão é de que a grande maioria não vive como magnatas. Contando os salários da elite do futebol, a média de renda de um jogador é de US$ 244 mil (R$ 417,7 mil) por ano.

No entanto, excluindo os salários dessa minoria milionária, a realidade é bem diferente. Em média, os salários dos jogadores registrados pela Fifa nos 5 mil clubes espalhados pelo mundo não chegam a US$ 43 mil (R$ 73,6 mil) por ano. Isso significa US$ 3,5 mil (R$ 6 mil) por mês.

O que a Fifa constata é a disparidade cada vez maior entre os grandes clubes e as grandes ligas. Em uma delas na Europa, os salários dos jogadores de primeira divisão são em média de US$ 675 mil ao ano.