NOTÍCIAS

NULL

Salários atrasados: A luta não pode parar


A luta interminável pela classe trabalhadora do esporte, em especial os atletas profissionais, ganhou um novo capítulo nesta semana. O atual presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, afirmou em entrevista durante um evento que estuda a punição dos clubes inadimplentes com perda de pontos já a partir de 2012.Segundo o mandatário, a chance de que isso aconteça já para o próximo ano é de 98%.

Novidade para a mídia, mas não para o Sindicato dos Atletas de São Paulo, entidade comandada por Rinaldo Martorelli, ex-goleiro do Palmeiras nos anos 80 e que há 14 anos defende a classe como sindicalista. "O que foi publicado durante esta semana é algo que acordo pensando todos os dias e  venho trabalhando há três anos. O Sindicato vem mantendo diálogos com a Federação desde então, no sentido de proteger os atletas contra os clubes inadimplentes", revelou Martorelli, que preside também a Federação Nacional dos Atletas de Futebol (FENAPAF) e a FIFPRO – Dvisão América, Sindicato Mundial da Fifa com 5 sub-divisões pelo mundo.

Com as repercussões internacionais de greves em famosas Ligas de diferentes modalidades, como a paralisação das primeiras rodadas dos Campeonatos Italiano e Espanhol, além da suspensão temporária da NBA nos Estados Unidos, o assunto ganhou força no Brasil e finalmente o Sindicato pode começar a comemorar.

"Acho que o mais difícil foi convencer a Federação de que um atleta com problema de salário denigre também a imagem da competição. Após anos de insistência os ouvidos começam a se voltar para o trabalho do Sindicato e principalmente para os atletas", defende Martorelli.

Novidade para alguns ou final feliz para outros, o fato é que a partir de 2012, segundo Marco Polo Del Nero, o Sindicato dos Atletas será o grande fiscalizador dos clubes devedores. 'Rassaltamos que nosso trabalho é sempre em parceria com o clube. Não temos nem nunca tivemos a intenção de ir contra o empregador. Afinal é ele que garante o salário de nossos associados. Mas a relação tem que ser clara e equilibrada. O clube gestor, ou seu parceiro, devem provar que tem capacidade financeira para operar a agremiação. Caso contrário não terá condições de disputar a competição, pelo menos não sob aquela gestão", aponta.

Em viagem na Hungria, onde cumpre agenda de reuniões da FIFIPRO, Martorelli retorna ao Brasil neste sábado e na próxima semana poderá, enfim, articular mais uma conquista do Sindicato dos Atletas de Sâo Paulo para a classe trabalhadora do futebol.

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

POST---video-e-ata-DEZ2024

ASSEMBLEIA: vídeo e atas disponíveis até 14/01/2025

Institucional

WhatsApp Image 2024-12-17 at 11.12.15

Sugestões do sindicato são acatadas em minuta final da proposta de Política Estadual Paulista do Esporte

Institucional

MARTORELLI-ASSEMBLEIA

Edital de Convocação – Assembleia Geral Ordinária (13/12)