Aconteceu na tarde desta quinta-feira (01 de agosto), o último jogo simulatório para a Copa 2014. O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp), juntamente com a Fenapaf (Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol), e FIFPro (Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais) promoveram quatro simulações em diferentes cidades do Brasil que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014.
Fortaleza, Brasília, Manaus e São Paulo foram palco do estudo coordenado pelo Dr. Turíbio Leite e sua equipe de fisiologistas que fizeram avaliação do impacto fisiológico da sobrecarga térmica em jogadores de futebol profissional.
“Esse estudo é inédito no mundo do futebol. O Sindicato sempre se preocupou com a integridade dos atletas e depois de muitos anos buscando respostas conseguiu, juntamente com o Dr. Turíbio, desenvolver esse projeto e colocá-lo em prática para termos avaliações nesse âmbito. Com o resultado em mãos, saberemos o impacto do calor e umidade, que isso causa ao profissional da bola. Não teremos apenas hipóteses, mas sim um estudo completo”, disse Rinaldo Martorelli, presidente do Sapesp.
A última partida simulatória ocorreu no Campo do Nacional, em São Paulo, às 13 horas, com as equipes do Expressão (time do Sapesp) x Nacional. O placar foi de 2 a 0 para o Nacional com gols de Wilson, aos 22 minutos do primeiro tempo, e Deglie, aos 32 da segunda etapa.
Como funcionam os jogos
Os jogadores representantes do Sindicato ingerem uma cápsula igual a um remédio comum, mas que dentro leva um sensor térmico. Um aparelho, projetado para esse fim, que ao aproximar-se do corpo do jogador, mede a temperatura térmica e repassa a um computador, onde será feito o relatório final das avaliações. A medição acontece durante os jogos de quinze em quinze minutos.
“Colhemos todas as informações necessárias para elaborar um estudo completo sobre o impacto da temperatura em atletas profissionais em diferentes climas, umidade do ar. Agora é fazer toda uma análise, montar um laudo e chegar a um resultado conclusivo importante para a categoria”, afirmou Dr. Turíbio.
O resultado desse estudo será enviado a Fifa para mostrar o impacto da prática do futebol em altas temperaturas.
Ficha Técnica:
Expressão Paulista
Vinícius, Binho, Bruno, Ricardo,André, Sandro, Cláudio, Ramon, Rodrigo Acosta, Andrezinho (Matos), Jonathan.
Vinícius, Binho, Bruno, Ricardo,André, Sandro, Cláudio, Ramon, Rodrigo Acosta, Andrezinho (Matos), Jonathan.
Técnico: Gerson Caçapa
Nacional
Airton, Anderson, Bruno, Caio (Victor), Carlos, Coreia, Deglie, Evandro, Fernando, Júlio, Lucas.
Airton, Anderson, Bruno, Caio (Victor), Carlos, Coreia, Deglie, Evandro, Fernando, Júlio, Lucas.
Técnico: Marcel