Redação Sapesp
Na última segunda feira (30/05), o Sindicato de Atletas de São Paulo e a Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol, representados pelo presidente Rinaldo Martorelli e por seus diretores Mauro Costa e Osmir Baptista, oficializaram o ingresso a União Geral dos Trabalhadores – UGT. O encontro aconteceu na sede da Central Sindical, localizada no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
"A participação tem como objetivo a união de forças na defesa geral dos trabalhadores do Brasil, condição em que se propõe mudanças na educação, faz sugestões para as reformas política, sindical, trabalhista, tributária e previdenciária", explicou Martorelli, que preside as duas entidades ligadas ao esporte.
Outro ponto considerado importante para o sindicalista é a forma específica na busca por apoio político, principalmente em relação as medidas que visam melhorias para a categoria, como uma alteração na lei do seguro desemprego, questão que será discutida no Supremo Tribunal Federal – STF e na Organização Internacional do Trabalho – OIT.
Boas Vindas e convite
O presidente da UGT, Ricardo Patah, deu as boas vindas as entidades em uma reunião de preparação da Assembléia da Executiva Estadual, que acontecerá nos dias 08 e 09 de junho, na cidade de Praia Grande, no litoral paulista. Patah mostrou-se satisfeito pela inclusão das entidades desportivas e de imediato convidou o presidente Martorelli para cuidar do setor pela Central Sindical.
Rinaldo Martorelli, por sua vez, agradeceu a receptividade de toda a direção, especialmente dos Srs. Canindé Pegado, Salim e Eduardo Pavão, companheiros de antigas batalhas, e colocou-se à disposição de todos os participantes da Central para discutir os assuntos, em todos os âmbitos, que se direcionem na defesa dos trabalhadores.
UGT
A UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES ‑ UGT é uma associação civil com prazo indeterminado de duração, com jurisdição em todo território brasileiro e representação em todos os Estados. É entidade de grau máximo de representação sindical e tem a finalidade de coordenar, representar e defender os direitos e os interesses dos trabalhadores.
É uma organização sindical formada a partir da unificação das centrais sindicais Confederação Geral dos Trabalhadores – CGT, Social Democracia Sindical – SDS, Central Autônoma de Trabalhadores – CAT e de um amplo grupo de sindicatos independentes. A UGT foi fundada em 19 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional de Trabalhadores que se realizou nos dias 19, 20 e 21/07/07 em São Paulo, Capital, e reuniu mais de 3.400 delegados, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 5 milhões de trabalhadores, ocasião em que foi eleita a 1ª executiva nacional para um mandato de 4 anos tendo como presidente Nacional, o sindicalista Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
Constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador. A UGT defende a unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização, visando a construção de um projeto social pacífico, justo e democrático, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.