Sapesp, Fenapaf e FiFPro farão juntos o que a FIFA não se preocupa em fazer

Qual temperatura um atleta profissional atinge durante uma partida de calor intenso? E quanto ele atingiria se a partida fosse disputada às 13 horas, em Fortaleza? Essa é a resposta que o Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo- SAPESP, a Federação Nacional de Atletas Profissionais – FENAPAF, e a Federação Internacional de Futebolistas – FIFPro buscam ao criar um projeto pioneiro no Brasil, e que poderá mudar o rumo das partidas da Copa do Mundo 2014.

Denominado "Projeto para Avaliação do Impacto Fisiológico da Sobrecarga Térmica em Jogadores de Futebol Profissional", o estudo será desenvolvido em parceria com o Instituto de Fisiologia do Exercício – IFE liderado pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, que foi aos Estados Unidos em busca da tecnologia capaz de medir a temperatura corporal dos atletas quando expostos ao sol intenso. Tudo patrocinado pelas entidades acima mencionadas.

“Idealizamos esse projeto e investimos nessa tecnologia  para que seja um divisor de águas na questão dos horários das partidas de futebol. Desde 2002, quando conseguimos aqui no Brasil que os jogos em horário de verão fossem realizados uma hora mais tarde, criou-se essa cultura de respeito aos atletas, tanto por parte da televisão quanto dos organizadores. Estamos extremamente preocupados com o que pode acontecer durante jogos marcados para as 13h e 15h”, explica Rinaldo Martorelli, presidente do Sapesp.

Em vista da necessidade de um estudo sério e capacitado  Martorelli conseguiu apoio da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) e viajou para a Holanda onde conseguiu também apoio da Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais – FIFPro. A proposta chamou a atenção desde sua propositura no ano passado, quando Martorelli discutiu o problema com a FIFA e ganhou apoio maciço dos sindicalistas do mundo inteiro. O assunto voltou aos holofotes após as reclamações de italianos e espanhóis durante a Copa das Confederações.

“Essa avaliação é feita em diversos setores onde trabalhadores são expostos a temperaturas extremas. Os cortadores de cana, por exemplo, chegam a quase 39º, estado de risco máximo. Temos convicção que depois desse estudo pioneiro,  em que os futebolistas poderão atingir esse nível, principalmente em função dos locais e horários dos jogos, que a discussão com a FIFA passe a ser em outro nível. Ela (entidade máxima do futebol) nunca se dispôs a fazer um trabalho da qualidade e nível que estamos desenvolvendo”, alerta Martorelli.

COMO SERÃO OS JOGOS SIMULATÓRIOS
O projeto prevê a realização de quatro partidas simulatórias nas cidades de Manaus, Fortaleza, Brasília e São Paulo. Nelas, os atletas representantes do Sindicato ingerirão uma cápsula igual a um remédio comum, mas que dentro leva um sensor térmico. Um aparelho, projeto para esse fim, ao aproximar-se do corpo do jogador, mede a temperatura térmica e repassa a um computador, onde será feito o relatório final das avaliações.

Em todas as partidas as condições serão as mesmas das partidas profissionais, árbitros, equipes de alto desempenho, etc. Duas das quatro partidas acontecerão nesta quinta (11) e sexta-feira (12). A primeira será realizada em Manaus, no duelo entre a equipe do Exército Amazonense x Nacional-AM, com início marcado para às 15h, conforme a tabela da Copa do Mundo. No dia seguinte, às 13h, o duelo em Fortaleza, com a partida entre Sub-20 do Ceará e a Equipe do Sindicato de Atletas de Futebol do Ceará – Projeto Futebol Hoje.

Jogos Simulatórios – Parte I
Manaus
Data: 11/07/2013
Horário:15 horas
Local: CT Nacional F.C.
Confronto: Equipe do Exército Amazonense x Nacional F.C.

Fortaleza

Data: 12/07/2013