Série A-3: América promete pagar para evitar queda

DIÁRIO WEB
Clique e veja a matéria no site original

Após a denúncia do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp), o América garantiu que, hoje, pagará os salários de todo elenco que disputou a Série A-3 do Campeonato Paulista para evitar o risco de perder três pontos e acabar rebaixado à quarta divisão. No começo da semana, o volante Luiz Henrique Tosta afirmou ter consultado o sindicato, que protocolou denúncia na Federação Paulista de Futebol (FPF). Cabe, agora, à entidade que rege o futebol no Estado notificar o América e determinar um prazo para que seja realizado o pagamento.

O atraso superior a 15 dias, conforme o artigo 17 do regulamento geral da Série A-3 deste ano, retira do clube devedor três pontos mesmo após o término da competição. O América terminou o campeonato na 15ª colocação, com 19 pontos, apenas um à frente do primeiro rebaixado, o São Vicente em 17º lugar. “Não precisaria dessa manifestação, foi uma situação impensada e isolada. Havíamos prometido pagar todos até amanhã (hoje)”, informou o vice-presidente de prática desportiva profissional, Rogério Lopes, o Lopinho.

Enquanto a diretoria do América garante que somente 15 dias trabalhados de abril estão em atraso e, segundo o presidente Luiz Carlos de Marco, o Martelinho, tudo não passa de R$ 20 mil, os jogadores pleiteiam os meses de março e abril. “São exatamente 15 dias de abril a serem pagos. Os jogadores receberam uma parte, logo após a competição, e foram liberados. O América está cumprindo com o que havia combinado”, falou o tesoureiro do Rubro, Edilson da Camara. “Denúncia pode ser feita, mas tudo tem uma consequência. O América sempre pagou rigorosamente em dia e, mesmo assim, quase caímos para a quarta divisão).”

De acordo com Lopinho, o volante Luiz Henrique Tosta teria ido embora logo após a derrota para o Votuporanguense, pela última rodada da Série A-3, e nem esperou para receber o vale. Tosta reconhece o fato, porém, discorda sobre os atrasos e exige receber o mês de março, além da primeira quinzena de abril. “Não recebi vale nenhum. Estou em busca dos meus direitos, e a diretoria não pode falar uma coisa dessa, que apenas uma quinzena está em atraso. Isso envolve famílias e o futuro dos jogadores. O América ainda não rescindiu contrato comigo e preciso disso para definir meu futuro”, reclamou o volante.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23