Sindicato cria Conselho Consultivo de Atletas para gerenciar crises e melhorias para a categoria

REDAÇÃ SAPESP
05/04/2012 às 14:08:06

O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP) anunciou nesta quarta-feira (03/04) a criação da CCAP – Conselho Consultivo dos Atletas Profissionais, que representará os jogadores que atuam no futebol paulista no gerenciamento de crises e melhorias para a categoria.

A comissão, composta por atletas-representantes dos 20 clubes da primeira divisão do estado e alguns da segunda e terceira divisões, já se reuniu na sede do Sindicato de Atletas para a primeira ação do grupo. Será um protesto pacífico na última rodada do Paulistão, que chamará a atenção para as inúmeras agressões sofridas por atletas envolvendo torcedores.

“Criamos uma comissão de atletas em São Paulo para gerenciar as crises e proporcionar melhorias ainda mais efetivas para a categoria. A primeira ação será um protesto geral dos atletas contra as agressões sofridas por eles envolvendo torcedores”, anunciou Rinaldo José Martorelli, presidente do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo.

Martorelli, que também preside a Federação Nacional de Atletas (FENAPAF) e a Divisão América da FIFPRO (Sindicato Mundial de Atletas), comandará as ações do CCAP ao lado de Mauro Costa (diretor de Relacionamento), Luis Eduardo Pinella (vice-presidente) e Fábio Giannelli (Marketing e Comunicação).

“Contamos também com a participação dos atletas filiados ao nosso sindicato. Criaremos um canal direto de comunicação e denúncias em nosso site oficial, além de filtrar através do CAP os problemas vividos pelos atletas na capital e interior do estado”, planeja Luis Eduardo Pinella, vice-presidente e ex-zagueiro do Sport Club Corinthians Paulista.

DIRETOR DE RELACIONAMENTO APROVA MEDIDA
Um dos mais entusiasmados com a nova comissão é o diretor de relacionamento, Mauro Costa. O ex-zagueiro terá a missão de unir ainda mais os atletas e fala sobre um momento especial vivido pelo Sindicato.

“Temos ajudado muito os atletas sem clube com o projeto expressão (programa de treinamento para atletas desempregados) e agora poderemos chegar ainda mais longe na defesa dos atletas em atividade. O sindicato só atua quando há denúncia, e esperamos que essa comissão ajude a expor os problemas ocultos, que muitas vezes os atletas tem medo de relatar”, avalia Costa.

MARKETING ATIVO
Apesar da campanha contra a violência ainda ser mantida sob sigilo pelos sindicalistas, que já preparam material para a última rodada, segundo o publicitário Fábio Giannelli, responsável pelo marketing e comunicação do Sapesp, outras ações já estão sendo planejadas envolvendo jogadores.

“A comissão será permanente e discutirá melhorias e ações em prol dos atletas. Há um entusiasmo muito grande entre os jogadores com a nova medida e faremos de tudo para que eles tenham total respaldo em suas necessidades e reivindicações”, explica Giannelli.