Fabio Giannelli | Redação SAPESP
Impossibilitado de trabalhar devido a uma grave lesão no joelho esquerdo, o ex-zagueiro palmeirense Silva conta há três anos com o benefício do auxílio-doença graças à atuação do Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo.
Para quem não se lembra dele, Antonio Sebastião da Silva Filho chegou ao Palmeiras em 78 e atuou por duas temporadas após se destacar na Francana. Acabou sendo um dos 25 convocados para a Copa América de 79 disputada no Uruguai ao lado de nomes como Falcão, Oscar e Sócrates.
Perto de completar 63 anos e vivendo em Itaquera, bairro da Zona Leste de São Paulo, o ex-beque conversou com o portal SAPESP e não economizou palavras para elogiar e agradecer a ajuda do sindicato paulista.
“Eu precisei do sindicato e ele me acolheu. Através do Osmir Baptista (diretor administrativo do SAPESP) e da doutora Ivania (Ivania Aparecida Garcia, advogada) consegui comprovar com a perícia a necessidade de receber esse auxílio. Graças à atuação do sindicato tive meus direitos garantidos e isso ajuda muito na renda da minha família”, afirmou o ex-zagueiro, que no verdão atuou ao lado de Jorge Mendonça, Rosemiro, Beto Fuscão e Baroninho. No Caxias, foi dirigido por Felipão.
Além da assistência para o recebimento do auxílio-doença, o Sindicato de Atletas de São Paulo ainda envia todos os meses uma cesta básica à família do jogador.
EX-COMPANHEIRO
Responsável direto por mais uma conquista, entre tantas que o SAPESP proporciona diariamente aos jogadores, o diretor administrativo, Osmir Baptista, falou sobre a alegria em poder ajudar o companheiro de clube e profissão.
“Eu, particularmente, fiquei muito feliz por ter resolvido o caso dele, assim como dos outros ex-atletas que procuram o sindicato. Jogamos no Palmeiras e Santa Cruz, tivemos uma história linda dentro de campo e ele é uma pessoa muito especial para mim”, contou.
O QUE É O AUXÍLIO-DOENÇA?
O auxílio-doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS acometido por uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho. O empregado deve imprimir o requerimento gerado pelo sistema e levá-lo ao INSS no dia da perícia, com carimbo e assinatura da empresa.
Somente no estado de São Paulo, o INSS banca mais de 148 mil segurados. O número de aposentadorias por invalidez ultrapassa 273 mil. Já em âmbito nacional, são mais de 840 mil beneficiários do auxílio-doença contra um milhão e cem mil aposentados por invalidez.