Sindicato de Atletas atua duro em caso de invasão no CT do São Paulo FC

Fabio Giannelli | Soccer Digital

Desde as primeiras horas da tarde de sábado (27 de agosto), após a invasão de torcedores no Centro de Treinamento do São Paulo FC, fato este que resultou na agressão à atletas da agremiação, o Sindicato de Atletas vem atuando de todas as formas desde o ocorrido.

Primeiramente, contatou os jogadores e colocou-se integralmente à disposição. Posteriormente, conversou com o diretor jurídico do clube, representado pelo nobre Dr. Roberto Armelin. Tudo para entender de que forma o SPFC procederia mediante a situação.

“A resposta foi satisfatória e vem de encontro à preocupação do Sindicato de Atletas, que é resguardar o direito à integridade física e emocional dos jogadores”,
explicou Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato de Atletas de São Paulo.

Paralelo a isso, esteve em contato constante com a Dra. Margarete Barreto – Delegada titular da 5ª Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade). Há muito tempo ela vem varrendo elementos nocivos ao futebol e executando um trabalho de excelência, para requerer providências e também posicionando a categoria quanto a todo o ocorrido.

Também acionou de imediato do Dr. Paulo Castilho – Promotor de Justiça que cuida das torcidas – que já vem desempenhando árduo trabalho no sentido de responsabilizar os baderneiros e separar os verdadeiros torcedores dos bandidos. Foi solicitada também sua intervenção o mais pronto possível.

Esse fato lamentável, infelizmente, não é isolado.

CORINTHIANS – FEVEREIRO 2014

Em fevereiro de 2014, os atletas do Corinthians também foram alvos dessa estupidez. Na ocasião, o Sindicato de Atletas de São Paulo tentou em diversas ocasiões contato com o então presidente, Mario Gobbi. Não obteve o retorno.

“Para dar vazão ao nosso dever de função, fizemos os requerimentos como ora fazemos aqui e ajuizamos uma ação que resultou num acordo em que o clube passou a se responsabilizar pela integridade física do jogador desde o momento em que ele sai do seu lar, fica à disposição do clube e volta para sua casa. O principal nesse acordo foi que o clube também se responsabiliza pelos atos das torcidas organizadas, que foram consideradas como uma extensão do próprio clube”, esclareceu.

“Esse precedente é importante porque desmistifica aquela situação em que os clubes transferiam as responsabilidades pela integridade física dos atletas ao poder publico, e lavavam as mãos quando um fato como esse acontecia.  Tanto naquela ocasião, como agora, o trabalho é para que haja uma integração entre sindicato e clube, sendo que o foco principal da preocupação é o jogador, nosso trabalhador. Assim, não há disputas, tentativas de ganho material ou exposição indevida”, argumentou.

RESPONSABILIDADES E MEDIDAS
Quando o clube não assume a responsabilidade e deixa de tomar as medidas necessárias, são esclarecidas aos atletas todas as possibilidades de atuação do sindicato, que passa desde uma negociação coletiva ou individual, até a possibilidade de rescisão indireta, por nenhum empregado ser obrigado a trabalhar em condições desfavoráveis. Por isso, seja um ambiente onde o calor prejudica a saúde ou essa outra em que o clube empregador não garante a proteção a sua integridade física, fazem parte da segurança do trabalho e devem ser preservadas.

Dessa forma o Sindicato de Atletas espera, mais uma vez, resolver esse grave problema o mais breve possível para possibilitar aos jogadores do São Paulo FC um ambiente em que possam defender tranquilamente seu sustento familiar.

Estamos atentos!

Rinaldo José Martorelli