Sindicato de Atletas avalia clinicamente atletas dos projetos sociais

REDAÇÃO SAPESP

O Sapesp (Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo) mantém um núcleo de treinamento – o Expressão Paulista – para atletas profissionais sem contrato para que estes se recoloquem no mercado de trabalho.

Com única categoria que, “para conseguir emprego precisa estar já trabalhando”, o Sindicato sabe da importância de possibilitar que os futebolistas estejam aptos para contratação imediata.

“Os clubes, devido à velocidade das competições, quando partem para uma contratação somente a concretizam se o jogador estiver em “condição de jogar o próximo confronto”, ou seja, caso ele necessite de um tempo para preparação física-técnica perde a oportunidade”, ressaltou Rinaldo Martorelli, presidente da entidade.

“Por isso o esforço de manter esse projeto”, concluiu.

O time Expressão Paulista é formado por 30 jogadores profissionais que estão sem contrato no momento e existe desde 2005.

A equipe é treinada por Gerson Caçapa e as atividades físicas e técnicas acontecem três vezes por semana e começa em breve no Parque do Jacuí, espaço que pertence ao Parque Ecológico do Tietê.

Por outro lado, e para atender a necessidade da comunidade local, o Sapesp formou o Expressinho Paulista, que terá sua primeira atividade no final de semana. Na comunidade do Jacuí o grupo é formado por 60 adolescentes, com idades entre 11 e 15 anos. O projeto Expressinho segue a filosofia do projeto Expressão, ou seja, a ideia é a formação humana que vai muito além da formação futebolística.

E por se tratar de formação humana, a preocupação começa com a saúde dos meninos.

Para dar início e analisar a saúde de cada participante, o Sindicato promoverá no sábado (10 de agosto), às 10 horas, no Parque do Jacuí, uma avaliação por meio de um aparelho médico que facilitará o ingresso e monitoramento através de um sistema chamado ES Complex composto por diferentes tecnologias como Pletismografia fotoelétrica, Variabilidade da Frequência Cardíaca, Bioimpedância Tetra polar e Resposta Galvânica da Pele, que geram dados médicos da fisiologia humana.

Essa avaliação é rápida e se apresenta ao mercado por valores mais acessíveis. O trabalho dará elementos importantes caso algum participante apresente inícios que necessitem de avaliação mais aprofundada.

Alguns dos 26 principais parâmetros medidos:

•Avaliação dos efeitos do Óxido Nítrico
• Avaliação completa do SNA
• Parâmetros hemodinâmicos
• Rigidez arterial
• SpO2% e composição corporal
• Débito cardíaco
• Resistência Vascular Sistêmica

Neste sábado (10), a avalição será com meninos do Expressinho e já nos próximos dias com os atletas profissionais do Expressão Paulista.

Com os resultados, os participantes dos dois projetos serão assistidos integralmente em suas atividades.

Projeto Social Sapesp
Data: 10 de agosto