Sindicato de Atletas avalia clinicamente atletas dos projetos sociais. Veja as fotos.

O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP), em parceria com o Hospital Santa Marcelina, a ONG Unidos de União Vila Nova e a ES Complex, avaliaram cerca de 50 atletas, que fazem parte do núcleo de treinamento Expressão Paulista e Expressinho Paulista.

A avaliação clínica foi feita no Parque Jacuí, nesta manhã (10 de agosto).

“Estamos preocupados com a saúde dos novos atletas. Essa avaliação inicial foi feita com uma tecnologia francesa, que nos dá parâmetros da condição física dos jogadores”, disse o presidente do SAPESP, Rinaldo Martorelli.

“Essa é a fase de avaliar e dar suporte para essa nova geração de atletas. É muito legal fazer parte desse projeto”, disse o presidente da ONG Unidos de União Vila Nova, Leonardo Marques.

“O Santa Marcelina está muito empenhado com essa tecnologia que nos ajudará a cuidar clinicamente dos jogadores da nossa comunidade”, contou a Dra Keila Xavier Casinha Nova, representante do Hospital Santa Marcelina.

O time Expressão Paulista é formado por 30 jogadores profissionais que estão sem contrato no momento e existe desde 2005.

A equipe é treinada por Gerson Caçapa e as atividades físicas e técnicas acontecem três vezes por semana e começa em breve no Parque do Jacuí, espaço que pertence ao Parque Ecológico do Tietê.

Por outro lado, e para atender a necessidade da comunidade local, o Sapesp formou o Expressinho Paulista, que terá sua primeira atividade no final de semana. Na comunidade do Jacuí o grupo é formado por 60 adolescentes, com idades entre 11 e 15 anos. O projeto Expressinho segue a filosofia do projeto Expressão, ou seja, a ideia é a formação humana que vai muito além da formação futebolística.

Alguns parâmetros avaliados:
•Avaliação dos efeitos do Óxido Nítrico

• Avaliação completa do SNA
• Parâmetros hemodinâmicos
• Rigidez arterial
• SpO2% e composição corporal
• Débito cardíaco
• Resistência Vascular Sistêmica

Com os resultados, os participantes dos dois projetos serão assistidos integralmente em suas atividades.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23