Sindicato de Atletas e Ponte Preta se reúnem em busca de acordo coletivo

REDAÇÃO SAPESP
clique e veja as fotos

O presidente do Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo, Rinaldo José Martorelli, acompanhado pelo vice-presidente financeiro, Luis Eduardo Pinella, e pelo responsável pelo departamento jurídico do Sapesp, o advogado Eduardo Novaes, recebeu nesta quinta-feira (02) o presidente da A.A Ponte Preta, Márcio Della Volpe e o executivo Ocimar Bolicenho, atual presidente da ABEX – Associação Brasileira dos Executivos de Futebol.

A aproximação das instituições foi realizada pelo competente comunicador Olivério Junior, empresário que comanda a empresa Tuddo Comunicação e que presta assessoria de imprensa ao Sapesp.

O assunto em pauta foi o início das negociações para a assinatura de um acordo coletivo entre o clube de campinas e o sindicato paulista. Nele, alguns pontos considerados importantes para a classe estão sendo discutidos e analisados pelas instituições.

"O Acordo Coletivo envolve várias situações em que o clube e o sindicato concordam em assinar, dessa forma, por exemplo, um clube que coloca os atletas para treinarem separados por não querer contar com  eles durante uma competição passa a não adotar essa postura pelo Acordo Coletivo. Outro exemplo pode ser dado quanto ao descanso após uma viagem, contrato de imagem, etc. São regras que são discutidas pela Justiça do Trabalho, mas que são previstas no acordo coletivo, desde que não firam os princípios básicos estabelecidos pela OIT", explica Luis Eduardo Pinella, ex-zagueiro do Corinthians nos anos 80.

Como o próprio nome diz, trata-se de um acordo formalizado entre as partes com o objetivo de estabelecer uma relação íntegra entre trabalhador e clube. "Nosso grande objetivo é fazer com que os clubes entendam a necessidade e direitos dos atletas", finaliza Pinella.