NOTÍCIAS

Institucional

Sindicato de Atletas SP presente nos arbitrais das Séries A1 e A2

Presidente Rinaldo Martorelli registrou posições importantes sobre os direitos dos atletas

Nos dias 29 de outubro de 2025 e 11 de novembro de 2025, foram realizados os encontros dos Conselhos Arbitrais para a definição dos campeonatos paulistas das séries A2 e A1, respectivamente.

Tanto em um quanto no outro, Martorelli tratou de temas sensíveis à categoria.

Temas como integridade e parada para hidratação, de interesse da categoria, foram registrados pelo presidente, mas não são considerados pelos clubes.

Hidratação
Foi divulgado nos encontros que, a partir dos campeonatos de 2026, foi incluída no regulamento da competição uma parada de dois minutos para a hidratação dos jogadores, a fim de prevenir lesões. Martorelli lembrou que foi o Sindicato de Atletas, desde 2002, que trata desse tema, que, primeiramente, teve que ser discutido no Judiciário, para depois seguir para um acordo tácito entre Sindicato, FPF, CBF e a, então, detentora dos direitos de transmissão, para que ela fosse realizada.

Lembrou ainda que os jogadores de todas as seleções que disputaram a Copa do Mundo de 2014, em território brasileiro, foram protegidos com a parada para a hidratação graças a um trabalho científico desenvolvido pelo Sindicato de Aletas SP, que foi imposto judicialmente à FIFA. Uma grande conquista. Depois disso, o mundo incorporou a parada para hidratação.

Martorelli revelou aos representantes de clubes presentes que, esse ano, também discutiu com a FPF outra questão relativa ao tema.

O Marília AC enviou ofício, tanto para o Sindicato quanto para a FPF, reportando que, em dois jogos distintos, mesmo com uma parada para hidratação, dois atletas tiveram intercorrências causadas pela desidratação, o que os levou, inclusive, a uma semana de repouso, causando prejuízo a eles e, consequentemente, ao clube. Ressaltou-se o que é sabido por todos; porém, poderia passar despercebido que a temperatura média aumentou em um grau e meio, o que requer maior atenção ao tema. Afirmou que, quando em discussão com a FPF e com base nas orientações médicas/fisiológicas, poderá haver necessidade de duas paradas para hidratação. Fato que não é novo, haja vista já ter ocorrido por intervenção sindical em alguns jogos em 2023, e que deve ficar no radar dos clubes, pois exige atenção extrema.

Integridade
Nas reuniões dos Conselhos Arbitrais, o tema da integridade é sempre abordado. Nesse ponto, além da manipulação dos resultados das partidas, também se fala em racismo, homofobia e misoginia.

Quanto à manipulação dos resultados de partidas, o presidente Martorelli sempre intervém, lembrando que foi o Sindicato de Atletas SP o precursor da matéria e que ministra palestras de orientação e educação para os atletas desde 2015; foram mais de 400 visitas, o que remete a que esse trabalho tem baixa incidência de casos em território paulista. Lembra a todos que o Sindicato de Atletas SP está à disposição para continuar levando conhecimento aos jogadores, com uma simples requisição do clube.

Porém, Martorelli vai mais fundo e ressalta que, sim, há que se repudiar e não aceitar nenhum tipo de discriminação como racismo, homofobia ou misoginia, mas que nas falas trazidas quanto ao assunto falta um requisito importante para que o futebol tenha integridade, seja integral, como a própria acepção do termo assevera, que é o pagamento dos salários e direitos de imagem dos atletas em dia. Aliás, se fosse observado desde quando o Sindicato de Atletas SP trabalha para isso, o futebol brasileiro não estaria desacreditado como está hoje.

Esses temas anteriores foram tratados nos dois conselhos; agora, outros dois foram tratados especificamente no Conselho da A1.

Estrangeiros
Foi colocado em votação a possibilidade de aumento de sete para nove estrangeiros participarem da competição paulista, felizmente não foi aprovado. Martorelli, em sua fala, registrou que esse número ainda é demasiado, pois enfraquece o trabalho das categorias de base dos clubes, evitando ou atrasando o surgimento e o aproveitamento do melhor material humano do futebol, afirmação confirmada pelo fluxo de transferências internacionais, que coloca o Brasil em primeiro lugar desde que esse dado passou a ser analisado.

Calendário
Martorelli se espantou com o silêncio dos clubes quanto à retirada de cinco datas do campeonato paulista das séries A1 e A2. Cobrou a posição dos clubes que não reagiram.

Disse que já há um problema em vista: o descumprimento do período de trinta dias de férias para os seis clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, questão que pode ser agravada para o Corinthians, se chegar à final da Copa do Brasil, e para o Palmeiras, caso se sagre campeão da Copa Libertadores da América. O presidente salientou, uma vez mais, que, para evitar problemas, será extremamente necessário negociar com antecedência, pois faz parte da função do sindicato proteger a saúde do atleta. Isso pode ocorrer de duas formas: ou se encontra solução numa negociação com a participação ativa dos trabalhadores, ou com a imposição do Poder Judiciário.

Mais importante, em todas as questões, o presidente Martorelli ressaltou a forma de trabalho do sindicato, propositiva e construtiva, aberta ao diálogo e ao esgotamento das negociações. Também deixou claro que a defesa da categoria é fundamental e que o Sindicato de Atletas SP não se furtará a empenhar-se, por todos os meios disponíveis, para que o atleta profissional de futebol seja respeitado em todos os seus direitos.

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

WhatsApp Image 2025-11-12 at 11.46.08

Sindicato de Atletas SP presente nos arbitrais das Séries A1 e A2

Institucional

FIFA-ENCONTRO-MARROCOS

Sindicato de Atletas SP participa de Fórum Consultivo de Jogadores organizado pela FIFA no Marrocos

Institucional

WhatsApp Image 2025-10-17 at 13.10.49

Sindicato de Atletas SP participa ativamente dos Conselhos Arbitrais das Séries A4 e A3 do Campeonato Paulista