Uol Esportes
A reunião durou a madrugada inteira (e ainda não terminou), mas sites (o primeiro foi a CBS.com), jornais e rádios americanas cravam: NBA e Sindicato dos atletas (NBPA) chegaram a um acordo para colocar um ponto final ao locaute após incríveis 149 dias (eles chamam de “tentative agreement”). Para que a temporada 2011-2012 realmente aconteça, 15 dos 29 donos de franquia (a liga é proprietária do Hornets) precisam aceitar o acordo (, bem como a metade dos 430 membros do Sindicato dos atletas (e aí reside um pouco do perigo, já que há processos anti-truste em curso e aquele princípio de dissolução da NBPA já havia começado).
“Chegamos a um acordo preliminar, que está, agora, sujeito a aprovação de ambas as partes. É complexo, há muitas variáveis, mas estamos muito otimistas que a temporada da NBA aconteça ainda este ano”, disse David Stern, comissário da liga e representante dos dirigentes.
E ao que tudo indica é isso mesmo: teremos temporada a partir do dia 25 de dezembro (o famoso Natal). Os treinamentos começarão no dia 9 de dezembro, teremos 66 jogos e um campeonato bem enxuto (16 jogos a menos), mas com a mesma emoção, evidentemente. Para se ter uma ideia, se o calendário for realmente respeitado teremos no Natal uma rodada de estreia com Miami e Dallas, no Texas, Boston e Knicks, em Nova Iorque, e Chicago Bulls e Lakers, em Los Angeles.
Agora é esperar para que realmente se concretize o acordo da NBA com o Sindicato. Torcer para que realmente os 149 dias tenham sido realmente um susto daqueles.