Redação Sapesp
São Caetano do Sul (SP) – Os Atletas talvez sejam os profissionais que mais viajam no mundo. Passagens, hospedagens, traslados de delegações e equipes. O tempo todo entrando e saindo do avião. Tudo para realizar partidas, corridas, conquistar medalhas, títulos.
E não pensa que, ao terminar a temporada, as viagens penduram as chuteiras. É justamente nessa hora que os atletas, após um desgastante ano, investem na viagem de família.
Preocupado com os diversos casos de abusos de tarifas que sofrem atletas, erroneamente confundidos como milionários de dinheiro fácil, o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo fechou uma parceria com a Arantes Viagens Exclusivas, de São Caetano do Sul. A agência, comandada pela empresária Silvia Arantes, desenvolveu um programa exclusivo para atletas, e promete acabar com a exploração descabida e proporcionar diversos benefícios aos associados.
De sua mesa, em uma movimentada esquina da charmosa cidade de São Caetano do Sul, Silvia Arantes recebeu a equipe de jornalismo do Portal Sapesp e falou sobre o que levou sua empresa a uma das mais respeitadas do segmento de exclusividades.
Sílvia primeiramente gostariamos de agradecer sua participação nos projetos do SAPESP e acima de tudo acreditar e beneficiar o atleta brasileiro. Fale um pouco sobre a História e evolução da ARANTES VIAGENS EXCLUSIVAS.
Comecei no turismo com a oportunidade que surgiu de cotar uma viagem para um grupo, do qual fazia parte, da Ordem Rosa Cruz, em 1982, que queriam ir a um congresso mundial. Eram 5 pessoas, mas acabei levando 120 passageiros. A partir daí, não parei mais de fazer vendas de pacotes de viagem. Na verdade, todo agente de viagem e atendente de turismo tem de ser vendedor, sobretudo. Pois nada mais é que uma venda técnica.
Qual o perfil de cliente da agência?
O perfil do cliente é classe A, mas não pelo poder aquisitivo e sim por como é tratado. São passageiros que fizeram muitos pacotes, e hoje procuram viagens personalizadas, que tecnicamente são chamadas de forfait, no que somos especializados. O passageiro da Arantes, na primeira cotação, geralmente é indicado por outros clientes constantes.
O que difere das demais agências?
Nosso diferencial é o atendimento com qualidade, transparência e acima de tudo, a honestidade com que trato de negócios. Só ofereço aquilo que eu mesma compraria, com riqueza de detalhes. E sempre que possível, torno o atendimento pessoal, fisicamente, pois o relacionamento virtual torna tudo frio, e a aproximação aquece o corpo e alegra a alma. É bom falar com quem conhecemos.
Quais os principais destinos ?
Os mais vendidos por aqui são os internacionais, e resorts nacionais. No primeiro momento, ofereço aquilo que o passageiro solicita, com os melhores fornecedores de cada destino. Em seguida, sugiro destinos ricos em cultura, entretenimento e com foco em privacidade e segurança, pois o turismo de massa nos deixa suscetíveis às surpresas indesejadas, além do que, deteriora os atrativos naturais. Vendo mais Europa, Ásia, Américas e exalto as belezas do Continente Africano. Estou me especializando em Turquia, Grécia, Suíças – alemã, francesa e italiana, Transilvânia e União Soviética.
A Crise européia aumentou a demanda pelo turismo barato?
Não atribuo o aumento de procura pelos destinos europeus, à crise, mas sim pelo alto custo do turismo brasileiro. O mercado interno ainda não se deu conta que pode cobrar menos, e aumentar o índice de ocupação dos hotéis e resorts nacionais, que tem mão de obra treinada e especializada, abundante, que não é cara se mantida durante alta e baixa estação, e trabalhadores de alta performance, com excelentes equipes gastronômicas, de lazer que agregam valor ao produto turístico, além do calor humano em nenhum lugar do planeta se iguala ao dos brasileiros. Os pequenos hoteleiros conseguem fazê-lo com galhardia, pois viram que para concorrer com as grandes redes, precisam primar pelo atendimento, além de tornar os ambientes mais aconchegantes, para acolher o hóspede como se estivesse em sua própria casa.
Como o dólar influenciou no mercado de turismo?
O mercado absorve a desvalorização da moeda estrangeira de forma inteligente, com excelentes negociações comerciais, onde, os fornecedores do produto turístico passam a oferecer diferenciais, grandes promoções, com propaganda direcionada aos destinos em evidência, gerando, no público alvo, interesse, e apresentando incentivo financeiro, além dos mais belos atrativos naturais, gastronômicos, artísticos e culturais.
Os sites de venda direta atrapalham?
A expansão dos sites é inevitável, porém nada substitui o atendimento pessoal, por profissional qualificado, que passa toda gama de orientação que se faz necessária ao viajante. Quando se trata de compra, o foco vai para o preço, e comprar preço não implica em levar qualidade.
O Brasileiro não costuma ler contratos, mas nada esta em oculto, tudo esta ali. E ao clicar no ícone CONCORDO, a sua sorte esta lançada… Se leu, sabe que existem clausulas para cancelamento, antes da viagem, mas após iniciá- la , assume a responsabilidade por ter contratado tais serviços, Sites de hotéis costumam mostrar apartamentos glamurosos, bem decorados, e quase consegue-se sentir o cheiro de novo, porém ao chegar lá, dá-se com a realidade que ira desagradá-lo, e não há como voltar atrás.
Como a Arantes enxerga o mercado do ABC?
O mercado do ABC, está preparado para atender a demanda da região, pois conta com uma gama de agências de viagens, que suportam a demanda, mesmo que não houvessem. Lojas de operadoras nas ruas e shoppings da região, o que entendo ser uma pratica desreitosa para com o agente de viagens.
Entrando numa loja de operadora, o cliente terá só uma opção de fornecimento de serviços turísticos, cujos fornecedores estão amarrados a essa operadora, e visa turismo de massa, que depreda e incentiva o consumismo. Enquanto que numa agencia de viagem, o atendente (vendedor), ou o agente de viagens, que e o dono da agencia (isso, geralmente o cliente não sabe), vai oferecer alternativas para o destino escolhido, dentre os especialistas naquele destino.
Não há milagre em turismo … se alguém diz que e bom em tudo, desconfie. Existem operadoras que oferecem muitos, ou todos os destinos, mas não é especialista em nenhum, ou no máximo em Porto Seguro, onde monopolista o mercado.
Em contrapartida, existem operadores que especializam-se em um destinos, e os demais oferece com boa qualidade. Ninguém é bom em tudo, ou sabe tudo. O meu critério ao contratar atendente de turismo é não contratar quem diz que sabe tudo, conhece tudo.
O mundo é fascinante, e o cliente é o parceiro ideal do agente de viagens. O que lhe dará informações importantíssimas sobre o destino escolhido, pois já pesquisou na internet, e sabe avaliar os serviços prestados na viagem, sendo de grande valia seu depoimento a respeito do roteiro. O agente de viagem tem de oferecer material de pesquisa, mas sua grande importância estána orientação sobre qual operadora contratar, para evitar dissabores.
Arantes Viagens Exclusivas – A/C – Silvia Arantes
Endereço: Rua Martim Francisco, nº 390
Bairro/Cidade: Santa Paula – Sâo Caetano do Sul/SP
Tel: (11) 4224-5222
www.arantes.tur.br