NOTÍCIAS

NULL

Sindicato, Federação e Globo estudam mudanças no calendário para 2012

 

Redação Sapesp

São Paulo (SP)  – O diretor executivo da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, reuniu-se na última semana com o presidente da Fenapaf (Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol), Rinaldo Martorelli, e com o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol e diretor da Série B, Reinaldo Carneiro Bastos. A pauta do encontro. A preocupação  com a saúde dos atletas.

O Sindicato dos Atletas há muito tempo vem trabalhando  e negociando condições de melhoria para os profissionais da bola. Conseguiu que os jogos em horário de verão também fossem adiantados em uma hora. Conseguiu que os atletas recebessem ao menos 5% dos direitos de arena das competições com transmissões televisivas. E agora conseguiu mais um feito inédito para a categoria. Mais cinco dias de preparação na pré-temporada.

A mais recente negociação, que teve seu pontapé iniciado na última semana, é por um tempo maior de preparação dos atletas nas pré-temporadas. Hoje são realizados em média, nos estados, apenas dez dias de trabalho, metade do tempo considerado ideal pelos fisiologistas.

"A reunião foi muito produtiva. Todos nós temos um ponto em comum e isso é o mais importante. A preocupação com a saúde dos atletas", relata Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato Nacional de Atletas Profissionais.

O resultado deste encontro foi o pleno convencimento dos dirigentes esportivos que “deve haver total preocupação com a saúde dos atletas”, posição que se chegou ao consenso após várias horas de debate. Com uma pré-temporada mais sólida e longa, a chance de um jogador contundir-se durante os primeiros meses do ano diminui consideravelmente na visão de especialistas.

O diretor executivo da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, foi muito receptivo a essa questão e já admitiu a ceder uma data para o ano de 2012, fato que resultará em cinco dias a mais no período de preparação dos atletas, chegando a quinze dias dependendo o estado do país.

COTAS SEGUEM AS MESMAS
Mesmo com a diminuição de uma data no calendário em 2012, o executivo da emissora afirmou que não haverá mudança ou diminuição nos valores das cotas pagas aos clubes. "As cotas serão mantidas independente da alteração", afirmou Campos Pinto.

SINDICATO LUTA POR  MAIS UMA DATA
Se por um lado Martorelli deixou a reunião satisfeito com os cinco dias a mais de preparação, por outro insiste na necessidade de mais uma data para que seja completado os vinte dias de pré-temporada. "Estamos estudando maneiras para ganhar mais uma data. Uma das opções é encaixotar uma semana do estadual com jogos na terça, quinta e domingo para chegarmos em vinte dias de preparação", explicou Martorelli.

GLOBO DEFENDE JOGOS A PARTIR DE FEVEREIRO
Há que se destacar que o diretor executivo da Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, defende a mesma tese  do presidente Martorelli. Para ele, o início dos campeonatos estaduais devem acontecer somente no mês de fevereiro.

"Seria primordial para a saúde da categoria e para saúde do campeonato. Mas, sabe-se que os interesses comerciais assumidos há algum tempo dificultam  tal composição, mas partindo do princípio que há uma convergência de posições vislumbra-se um cenário alvissareiro que pode resultar na grande necessidade do futebol brasileiro", acrescentou.

MUDANÇA NO REPASSE DE VERBAS
Outro importante ponto abordado na reunião foi o repasse dos valores do Direito de Arena do ano de 2012.

Até 2011, a Globo repassava aos clubes e federações as verbas referentes a tal direito dos atletas, que por sua vez repassavam aos sindicatos para ai sim chegar ao bolso do jogador. "Ficou definido também que as verbas referentes aos direitos de arena serão repassadas diretamente à Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol – Fenapaf, representada por  Martorelli, sem mais passar pelos clubes ou federações. Isso vai agilizar e facilitar o acesso dos atletas aos valores que lhes correspondem", revelou o sindicalista.

Ao final, Martorelli ressaltou a satisfação de estabelecer uma conexão direta, e com as melhores intenções, buscar acordos que favoreçam os atletas e o futebol brasileiro.

 

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

POST---video-e-ata-DEZ2024

ASSEMBLEIA: vídeo e atas disponíveis até 14/01/2025

Institucional

WhatsApp Image 2024-12-17 at 11.12.15

Sugestões do sindicato são acatadas em minuta final da proposta de Política Estadual Paulista do Esporte

Institucional

MARTORELLI-ASSEMBLEIA

Edital de Convocação – Assembleia Geral Ordinária (13/12)