Sindicato mundial pede que haja intervalo de 3 dias entre as partidas

DAS AGÊNCIAS

O sindicato mundial de jogadores de futebol (FIFPro) reivindicou nesta terça-feira que os atletas tenham pelo menos três dias de descanso a cada duas partidas, uma normativa que, entre os principais campeonatos do mundo, é aplicada apenas em Portugal atualmente.

Em comunicado, o sindicato expressou total apoio ao estudo recentemente publicado pelo treinador e fisiologista holandês Raymond Verheijen (FOTO), baseado nos resultados de 27 mil jogos de alto nível.

"Verheijen demonstrou de forma convincente que um período de recuperação de dois dias é insuficiente, e que as oportunidades de obter bons resultados no segundo jogo são consideravelmente reduzidas", afirmou o FIFPro.

"Um período de três dias, no entanto, parece suficiente ao não gerar nenhuma mudança significativa no rendimento na segunda partida", completou.

O estudo recomenda às federações nacionais, à Uefa e à Fifa que levem em conta os resultados no momento de planejar o calendário e o tempo de descanso.

Em Portugal, que é apontado como referência na pesquisa, as equipes que disputam um jogo pela Liga Europa na quinta-feira podem adiar o compromisso pelo campeonato nacional para a segunda-feira seguinte.

"Os resultados de um estudo baseado em 27 mil partidas não podem ser ignorados. É preciso levar em conta a igualdade de oportunidades para todas as equipes e a proteção do físico dos jogadores", destacou o sindicato.

Para o FIFPro, a desvalorização da Liga Europa pode ser uma consequência direta da queda de rendimento demonstrada na pesquisa em partidas realizadas após um tempo insuficiente de descanso.

POST---ASSEMBLEIA-MAIO-2024-2

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – 15/05