NOTÍCIAS

NULL

SINDICATO PEDE UNIÃO

Morte de Serginho acirra discussão sobre calendário brasileiro.

Os jogadores ‘gritam’ por causa da morte de Serginho, mas o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp) avisa que para aparecerem as conquistas é necessário que esse grito ganhe eco.

"O Sindicato teve várias conquistas, mas sozinho. Com os atletas, algo que alcançamos em um ano, pode aparecer em algumas semanas", disse o ex-goleiro Rinaldo Martorelli, presidente do Sapesp.

A questão do excesso de jogos é uma briga antiga do Sindicado. Segundo Martorelli, há três ou quatro anos esse assunto é discutido. A instituição ainda não conseguiu, entretanto, convencer a Justiça da necessidade dos 30 dias de férias e de um tempo mínimo para a realização de uma pré-temporada. Hoje, o que a legislação prevê em termos do controle de excesso de trabalho é um período mínimo de 72 horas entre uma partida e outra.

O Sindicato tem uma outra grande preocupação. "Precisamos ver a questão da abreviação da carreira física com a sobrecarga do atleta. É aquele que acaba morrendo de frustração. Até fizemos uma representação na Fifa para analisar, por exemplo, o piso sintético, que está aparecendo nos campos", disse Martorelli, que gostaria de contar com uma ajuda da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no assunto. "A entidade tem muito dinheiro. Poderia encomendar um estudo sobre isso", completou.

Apesar das críticas, a entidade não questiona a morte de Serginho. Para o Sindicato, o que ocorreu no Morumbi na última quarta-feira foi uma fatalidade. Martorelli acredita que o atleta teve o melhor tipo de cuidado no estádio. O ex-jogador garante que acompanhou a análise de especialistas sobre os aparelhos que estão disponíveis no estádio do São Paulo. "Na Europa, com os jogadores que morreram, não houve o mesmo cuidado", comparou.

O medo de Martorelli é que a discussão da melhora das condições de trabalho seja apenas passageira. Segundo o presidente do sindicato, o normal é os jogadores se esquivarem na maioria das discussões da classe. Agora, a resposta está com os atletas.

Site Gazeta Esportiva (02/11/2004)
Marcelo Belpiede

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

POST---video-e-ata-DEZ2024

ASSEMBLEIA: vídeo e atas disponíveis até 14/01/2025

Institucional

WhatsApp Image 2024-12-17 at 11.12.15

Sugestões do sindicato são acatadas em minuta final da proposta de Política Estadual Paulista do Esporte

Institucional

MARTORELLI-ASSEMBLEIA

Edital de Convocação – Assembleia Geral Ordinária (13/12)