Na última quarta-feira, dia 31 de julho, o presidente Rinaldo Martorelli se reuniu, como faz periodicamente, com o presidente da Federação Paulista de Futebol – FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.

Esses encontros se propõem a um alinhamento em que o presidente Martorelli discute temas que visam a melhoria das condições da categoria, seja em nível das relações de trabalho ou em sua condição social.

“Debatemos sobre essa possibilidade de diminuição das datas destinadas aos campeonatos estaduais, a penalização de clubes descumpridores de suas obrigações e também serviu para a apresentação de um relatório completo acerca das realizações dos eventos de premiações da Seleções dos Campeonatos das Séries A2, A3 e A4 e os consequentes impactos mais que positivos gerados por eles”, detalhou Martorelli.

DIMINUIÇÃO DOS ESTADUAIS
Como não poderia ser diferente neste momento, dado a repercussão de uma declaração recente do treinador do CR Flamengo, Tite, que entende que essas competições prejudicam o rendimento dos atletas pelo cansaço acarretado, a maior parte do tempo se destinou a discussão sobre a possibilidade de diminuição, inclusive admitida pela CBF, dos campeonatos estaduais.

Quanto ao tema, o sindicalista declarou novamente que o Sindicato de Atletas SP defende há muito tempo que essa visão, propagada principalmente pelos membros da imprensa torcedores dos clubes que disputam as duas principais séries do Campeonato Brasileiro, é extremamente maléfica para o futebol brasileiro porque vem enfraquecendo uma das bases de sustentação técnica do esporte.

Martorelli lembrou ainda que o Sindicato de Atletas SP há muito tempo esclarece que a entidade dos atletas jamais desejou interferir na capacidade de os clubes disputarem quantas competições simultâneas entenderem por direito.

“A questão recai que nessas disputas paralelas, os clubes necessitam de estrutura suficiente para manter um grupo de atletas que permita um revezamento, respeitando o intervalo mínimo que a fisiologia determina para evitar a sobrecarga física que resultem em um prejuízo de rendimento técnico”, defendeu Martorelli.

TRABALHO CONJUNTO
A reunião definiu a união das entidades na realização de estudos mais aprofundados desse tema tão relevante, com dados que embasem uma discussão oficial e tragam um panorama mais completo.

“É uma forma de evitar que o debate seja inconsistente como vem se apresentando, que privilegia alguns poucos profissionais desses poucos clubes que se utilizam desse argumento para justificar os maus resultados. Profissionais que em outras circunstâncias, quando favoráveis a eles, jamais levantaram qualquer possibilidade desse debate”, finalizou.