Redação SAPESP
São Bernardo do Campo (SP) – Não importa a divisão ou o tamanho do clube. Se há jogadores profissionais envolvidos, o Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo estará presente.
Prova disso aconteceu nesta semana, em visita dos diretores Mauro Costa e Osmir Baptista ao E.C São Bernardo, importante e tradicional clube da cidade do ABC Paulista e que completou em 83 anos em 2011.
"Nosso objetivo é visitar todos os times do estado independente em que divisão se encontre", falou Mauro Costa, Diretor de relacionamento Sapesp. Ao seu lado Osmir Baptista, também ex-atleta, responsável ao lado de Costa pelas reuniões sindicais nos clubes.
Clube foi fundado em sala de cinema
Fundado em 03 de fevereiro de 1928, o E.C São Bernardo foi o primeiro grande "projeto" do futebol em todo o ABC Paulista. Entusiasmado com o sucesso das peladas varzeanas que tomavam conta dos campos da região, um grupo de amigos decidiu propor uma agremiação que representasse todos os campos de várzea do ABC.
Desta forma, no dia 2 de Fevereiro, aconteceu a primeira assembléia no Cine São Bernardo, na Rua Marechal Deodoro, no centro da cidade. Nela, definiram as cores do novo clube (preto e branco), os uniformes e os estatutos. O nome foi sugestão de Vicente Ragghiantti, Antonio Mieli e Orlando Setti . Após o batizado da nova agremiação, João Corazza assumiu o mandato inaugural.
Estádio vira Avenida e dissolve equipe
A Primeira fase profissional durou até 1954, foi retomada em 1957 e durou até 1961. Em 1963, o clube perdeu o Estádio Ítalo Setti, localizado no quarteirão formado atualmente pelas Avenidas Faria Lima, Francisco Prestes Maia e pela Rua Marechal Deodoro. O campo foi desapropriado para a construção da Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Década de 80 com Aliança
No início dos anos 80, o São Bernardo absorve o Aliança Clube de Rudge Ramos, equipe fundada em 1969, e que estava disputando com sucesso a Divisão Intermediária do Campeonato Paulista (Série A-2). Com isto, a equipe ganha em sua camisa uma faixa azul, e duas alianças entrelaçadas encimando o seu distintivo, e retoma o futebol, esporte que fez a equipe nascer. Destacam-se as boas atuações da equipe nos anos 1980, principalmente em 1985 (7º Colocado) e em 1986 (3º Colocado).
A partir da metade dos anos 1990 passou a sofrer seguidas crises financeiras, motivadas pela dificuldade em obter patrocínio ou suporte da prefeitura da cidade. Enfrentando crescentes problemas, o clube licenciou-se do do Campeonato Paulista de Futebol em 2002 e só retomou as disputas em 2010.