NOTÍCIAS

NULL

SINDICATOS DENUNCIAM TRANSFERÊNCIAS DA FIFA

Os sindicatos de representação de jogadores de futebol de nove países da Europa, todos eles membros da FIFPro (Federação Internacional de Futebolistas Profissionais) revolveram aderir a uma causa iniciada pelo sindicato da Dinamarca contra a federação de seu país, questionando o sistema de transferências de atletas da Fifa. O processo, apresentado pelo sindicato de jogadores dinamarquês, põe em dúvida a legalidade dos pagamentos de compensação aos clubes com base no direito de formação, inclusive após o término do contrato do jogador.
Os sindicatos de jogadores acham que "estas normas estão em conflito com o Tratado da União Européia, com relação à livre circulação dentro da mesma, e favorecem a concorrência desleal, situação que já aconteceu com o regulamento anterior da Fifa, prévio à Lei Bosman". Além disso, a demanda questiona se a autoridade para estabelecer normas com relação ao mercado de trabalho do futebol compete a clubes, jogadores e suas organizações, como ocorre nos mercados de trabalho dos demais setores, ou se cabe às federações nacionais de futebol, à Fifa e à Uefa.
Os sindicatos de Noruega, Suécia, Finlândia, Alemanha, Holanda, França, Irlanda, Escócia e Bélgica se somaram a Dinamarca nesta causa.

Da redação.

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Jurídico

FEED---ASSEMBLEIA-GERAL-ORDINÁRIA-25-07-25

Assembleia: ATA e Vídeo

Institucional

POST--coluna-saf

SAF: você apoia esse modelo?

WhatsApp Image 2025-07-16 at 13.36.32

Em audiência pública no Senado Federal, Martorelli questiona discussão de vetos da Lei Geral do Esporte: “De qual futebol estamos falando?”