O time da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Fubebol do Brasil conquistou o Torneio FIFPro América 2011. Esta foi a primeira edição no continente americano de um torneio para jogadores sem contrato.
O time brasileiro da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol – FENAPAF conquistou o I Torneio para Jogadores Sem Contrato realizado no continente americano.
A Fenapaf é entidade de segundo grau que representa todos os atletas profissionais de futebol e é composta pelos sindicatos estaduais, sendo que o Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo – Sapesp é membro fundador, grande incentivador e exerce forte atuação junto a Federação.
Este torneio, batizado oficialmente como Torneio FIFPro América, tem por objetivo proporcionar visibilidade aos jogadores que treinam em seus países nos núcleos próprios para jogadores sem contrato.
Esta primeira edição contou com a participação de cinco países: Brasil, Argentina, Uruguai, Peru e Chile que participou com duas equipes por ser o país anfitrião e foi realizado nos dias 21 e 22 de Janeiro.
A equipe da Fenapaf venceu o Peru na primeira partida pelo placar de 2 a 1; depois venceu a equipe 2 do Chile pelo mesmo placar se classificando para a final. A partida entre Chile 2 e Peru havia terminado 3 a 1 para a equipe anfitriã, portanto, somente a vitória colocaria o Brasil na final, e foi o que aconteceu.
No outro grupo a equipe do Chile 1 venceu o Uruguai por 3 a 1 e no segundo jogo empatou em 1 a 1 com a Argentina, que repetiu o placar no seu jogo contra o Uruguai, propiciando assim a condição de finalista à equipe do Chile 1.
Na final o Brasil venceu a equipe anfitriã por 2 a 1 tornando-se a legítima campeã do Torneio com gols do meio-campo Aureliano, considerado um dos melhores jogadores da competição.
A equipe da Fenapaf foi representada por jogadores do Sindicato do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que eram os que estavam em atividade neste momento.
Coube ao prof. Milton Pedroso da Silva, o Miltinho, a tarefa de comandar tecnicamente os meninos brasileiros e aos dirigentes sindicais Paulo Mocelin e Marcelo Cruz a incumbência de chefes da delegação.
A seguir a lista dos atletas brasileiros que participaram do I Torneio para Jogadores Sem Contrato na América:
Julio Cesar da Silva
Vicente Pes
Itauê Oliveira Rosa
Nelson Aureliano da Silva Junior
Lucas Calvi Vivian
Paulo Henrique Miranda
Marcelo Centeno Rodrigues
Jarbas Jardim Fernandes
André Zacarias da Silva
Thiago Soares Guerra
Franco Sebastián Almeida Picoli
Rodrigo Chaves Pereira
Heleno de Lima Quadros
Luis Danilo Bolfoni
Sérgio Eduardo dos Santos Moraes
Laion Gomes
O Sapesp cumprimenta os atletas e dirigentes que participaram de tão importante evento e espera que o objetivo de possibilitar novos contratos aos futebolistas seja o mais rapidamente alcançado.
Nossos parabéns ainda à Divisão América da FIFPro e seu Comitê Executivo pela brilhante iniciativa
Sobre o torneio leia mais no site da FIFPro no endereço:
http://www.fifpro.org/fifpro_tournament/news_details/1427
Da Redação do Sapesp