TJD profere despacho de denúncia de atletas contra o Paulista F.C

Redação Sapesp

Uma das maiores lutas do Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo nos últimos anos, a cláusula 21 do regulamento do Paulistão 2013 veio para ficar. Ela determina a perda de pontos para clubes que atrasem salários por mais de 15 dias, e neste Paulistão, o Paulista F.C acabou notificado pela F.P.F.

Denunciado por nove atletas da equipe, que corajosamente assinaram um documento pedindo intervenção do Sindicato de Atletas, o Paulista foi notificado e agora terá 10 dias para quitar seus débitos, sob pena de perder três pontos. (CLIQUE AQUI PARA VER O DOCUMENTO).

"Em primeiro lugar é importante esclarecer como funciona a denúncia. É necessário que ao menos três atletas da mesma equipe assinem o documento, e na maioria das vezes, eles preferem não se expor, impossibilitando a denúncia por parte do sindicato", explica Luís Eduardo Pinella, diretor financeiro do Sapesp.

E foi justamente a coragem desse grupo de nove atletas, que chegou a ser apontado como "traidores" por um determinado veículo de imprensa, que abriu as portas para que milhares de jogadores em todo o Estado lutem por seus direitos.

"Não podemos deixar que exista essa inversão de valores. Os atletas cumpriram sua parte, lutaram bravamente para não cair e mesmo sem receber, mantiveram a equipe na elite. São trabalhadores que tem família para sustentar e seria leviano apontá-los como culpados por algo. Quem não cumpriu foi o clube e por isso notificamos", avalia Pinella.

O diretor ainda faz um apelo. Quer que os atletas deixem de temer retaliações e encarem o artigo 21 como o grande porto seguro da carreira. "Atrasos acima de 15 dias ou qualquer outro tipo de descumprimento de cláusulas trabalhistas podem ser denunciadas e averiguadas pelo Sindicato. Temos muito respeito pelos clubes e seus administradores, lutamos pela relação sadia entre clubes e atletas, afinal, são os empregadores de nossa classe", finaliza Pinella.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23