Além de ser um craque e estrela do Collingwood Footbal Club (principal time do futebol australiano) esporte pouco conhecido no Brasil, mas muito famoso na Terra dos Cangurus, Harry O´Brien dedica parte do seu tempo para grandes projetos sociais, tanto no Brasil, quanto na Austrália, onde foi nomeado embaixador multicultural pela primeira-ministra Julia Gillard, e recentemente, embaixador do BrazilFoundation of Australia.
A BrazilFoundation é uma organização não-governamental que apoia iniciativas da sociedade civil brasileira e que propõem soluções criativas e diferenciadas para os problemas enfrentados pelas comunidades de todo o país, apoiando mais de 300 projetos sociais de pequenas e médias organizações sociais de 24 estados brasileiros, nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Cidadania, e Cultura.
O atleta que nasceu na Serrinha, comunidade de Madureira na zona norte do Rio de Janeiro, e aos três anos de idade foi morar na Austrália, passou sua adolescência morando em um conjunto habitacional, onde a violência reinava. Harry enfrentou todos os desafios que a vida propôs e começou a treinar futebol australiano para fazer amigos e se manter longe da marginalidade. Acabou se identificando com o esporte, se tornou jogador profissional e deu início a sua trajetória de sucesso.
Mas, o sucesso não é obtido apenas com a habilidade que Harry tem dentro dos campos, mas sim, com as ações sociais que ele desenvolve e apoia. Com preocupações que vão além do esporte, o atleta é conhecido e reconhecido como um cidadão que apoia projetos sociais, desenvolve campanhas e ações direcionadas à comunidade e promovendo as boas práticas com as crianças de comunidade carente.
Na Austrália, as ações do jogador ajudam cerca de 40 mil crianças. Já no Brasil, todo ano no Rio de Janeiro, Harry O´Brien promove projetos em parceria com a ONG Jongo da Serrinha, uma das maiores e mais importantes manifestações culturais, ações com o esporte e atividades culturais. Além disso, anualmente, um morador de uma comunidade do Rio de Janeiro é escolhido pelo craque e, sem custo algum, reside na Austrália durante um ano, para aprender o inglês, e com isso, ter novas perspectivas de futuro.
A BrazilFoundation já desenvolveu parcerias com empresas e fundações interessadas em investimento social em comunidades brasileiras, nos Estados Unidos e no Brasil, e agora, o projeto chegou a Austrália nomeando um brasileiro, como embaixador. "Se tornar embaixador do projeto aqui na Austrália é muito satisfatório para mim, além de ser muito importante para os projetos sociais que eu tenho hoje, quero que me vejam como representante da paz, e é isso que eu me orgulho" – revela Harry O´Brien.
Harry O´Brien fica no Brasil do dia 29 de outubro ao dia 11 de novembro.
Neste período, o atleta ficará a disposição da imprensa para contar um pouco de sua história, suas ações sociais e também falar um pouco sobre o esporte que faz milhares de pessoas vibrarem.