UOL: Salário atrasado no Paulistão renderá perda de pontos

Uol Esportes

O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, anunciou nesta quinta-feira uma medida inédita e ao mesmo tempo polêmica. A partir do próximo Campeonato Paulista, os clubes que atrasarem salários ou pagamentos de direitos de imagens de jogadores perderão três pontos na classificação.

– Esse é um passo importante para dar aos clubes a possibilidade de ter igualdade de condições em todos eles. Tem muito presidente que passa do limite e deixa a conta para o sucessor pagar. Quando tomamos medidas desse tipo, causamos um efeito positivo nas finanças dos clubes – disse Del Nero.

Contudo, ainda não foi definido se a multa pode ser progressiva. Assim, existe a possibilidade de, caso o clube não pague os salários mesmo após a advertência da FPF, perderem ainda mais pontos.

O presidente da Federação ainda afirmou que a situação encontra precedente na história. Segundo ele, antes da Lei Pelé, de 1998, teria havido um momento em que os times perdiam cinco pontos se não estivessem em dia com a folha salarial .

– Os clubes estão gostando da ideia, só um que não gostou muito – completou o dirigente, sem revelar a equipe.

Del Nero ainda disse que o problema é antigo e que a FPF trabalhará em parceria com o Sindicato dos Atletas.