Diário do Grande ABC
O São Caetano tem novo xerife a partir de agora. A diretoria oficializou ontem a contratação do experiente zagueiro venezuelano Jaime Bustamante, 32 anos, que assinou contrato por duas temporadas e será apresentado oficialmente na segunda-feira, quando deve ficar à disposição do técnico Sérgio Guedes para o restante da Série B do Campeonato Brasileiro. Desta forma, o jogador está descartado da partida diante do América-RN, às 21h de amanhã, no Estádio Anacleto Campanella, pela sexta rodada.
Essa foi a 14ª contratação do Azulão para a temporada e, provavelmente, a mais expressiva. Apesar de não ser muito reconhecido pelos brasileiros, Bustamante goza de enorme prestígio em sua terra natal, tanto que desde 2010 tem sido convocado regularmente para defender a seleção nacional.
Revelado pelo Milionários, da Colômbia, ele marcou seu nome na história do Caracas (Venezuela), pelo qual disputou seis edições da Copa Libertadores da América e conquistou quatro títulos nacionais entre os anos de 2006 e 2010. Atualmente, defendia o Zamora e foi titular na modesta campanha do time venezuelano na competição continental, na qual terminou na lanterna do Grupo 4, liderado por Fluminense e Boca Juniors, da Argentina.
Pela primeira vez no Brasil, Bustamante quer mostrar serviço com a camisa do Azulão. "O futebol brasileiro é muito grande e respeitado em todo o mundo, principalmente na América. Tanto a Seleção quanto os clubes sempre disputam e decidem torneios continentais. Será importante para o meu currículo e para mostrar as condições que tenho", comentou o zagueiro, que terá de lutar pela condição de titular com Gabriel e Wagner, atuais donos da posição, além de Jorge Luiz e Eli Sabiá, que compõem o grupo.
Essa será a quarta vez na história que o clube contará com jogador estrangeiro no elenco. Em 2009, contratou o argentino Damián Luna, que ficou seis meses e acabou negociado. Antes, o Azulão teve dois colombianos, o lateral-esquerdo Kilian Virviescas (2005) e o atacante Martin (2006). O segundo ficou marcado pelo gol feito do meio campo no Campeonato Brasileiro na vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense.
O técnico Sérgio Guedes define hoje a equipe para o duelo contra o América-RN pela Segundona.